Requeijão caipira: Jornal do Campo ensina receita que leva apenas dois ingredientes


Receita do requeijão é original da produtora rural Marlene Valci Cerqueira. Preparo do prato leva somente dois ingredientes. Receita de requeijão caipira leva somente dois ingredientes
Reprodução/TV Anhanguera
O requeijão é um dos pratos derivados do leite que mais fazem sucesso no Brasil e é adorado por diversas pessoas. O Jornal do Campo foi até Luziânia, no Entorno do DF, para aprender a receita da produtora rural Marlene Valci Cerqueira.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O preparo é prático e delicioso. A agricultora contou em entrevista que aprendeu o passo a passo com a sua mãe, ainda quando ela trabalhava em uma fazenda.
“Eu trabalhava em uma fazenda e minha patroa vinha de seis em seis meses exigindo que eu fizesse o requeijão. Como eu precisava muito do serviço, pensei: ‘Como vou fazer’? Fui na casa da minha mãe, pedi ajuda e ela me ensinou. Com isso, eu fiz o requeijão e estou fazendo até hoje”, relembra a produtora.
LEIA TAMBÉM
Creme de cebola: saiba como fazer a receita gratinada com queijo
Muffin de amora: Jornal do Campo ensina como fazer bolinho delicioso
Rosca de mandioca: Jornal do Campo ensina como fazer a quitanda com leite condensado e coco ralado
A produção do requeijão e o doce de goiaba acabou virando renda financeira de Marlene. Aprenda a seguir o passo a passo da receita de requeijão caipira.
Ingredientes
15 litros de leite fresco
Meia colher de sopa de sal
Modo de preparo
O primeiro passo é reservar o leite fresco em uma vasilha e deixá-lo qualhando. O tempo é de no mínimo dois dias para qualhar naturalmente. Logo depois, retire um pouco da nata para fritar o requeijão e reserve em um recipiente. Esquente a nata, separe a qualhada do soro e escorra bastante. Com o escorrimento do soro, a massa do requeijão precisa ficar seca para a alcançar o ponto ideal.
Enquanto a massa escorre, siga para o próximo passo: transformar a nata em manteiga. Coloque a nata que havia sido separada em um recipiente, coloque na panela e esquente no fogo alto. Mexa a mistura sem parar por no mínimo duas horas. O ponto da nata é frita. Depois desse procedimento, coloque a massa do requeijão na panela com a nata.
Adicione meia colher de sal no recipiente. Misture a massa em fogo alto por cerca de cinco minutos, até ela ficar solta e desgrudar do fundo da panela. A consistência da mistura deve ficar cremosa e com a coloração de areia. Para finalizar, adicione a massa em uma forma arredondada e o requeijão está pronto para ser servido.
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe da comunidade do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: Veja as receitas do Jornal do Campo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.