Lama invade casas em Ribeirão Bonito e famílias perdem tudo


Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 50 milímetros em uma hora. Segundo prefeitura, barro veio de construção vizinha e empresas responsáveis foram notificadas. Lama causa prejuízo aos moradores do Conjunto Habitacional Emídio Lucato, popularmente conhecido como Malvinas, em Ribeirão Bonito
Defesa Civil de Ribeirão Bonito
Três casas foram invadidas pela lama após uma forte chuva no Conjunto Habitacional Emídio Lucato, em Ribeirão Bonito (SP), na tarde de quinta-feira (23). Em duas dessas residências, as famílias perderam tudo, segundo a Defesa Civil.
Os imóveis estão localizados na Rua Araraquara do bairro, que é conhecido popularmente como Malvinas.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo a prefeitura, a lama veio de construção de um loteamento na região e as empresas responsáveis foram notificadas (leia mais abaixo).
De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 50 milímetros em uma hora. Após os estragos, equipes do órgão, com a ajuda de vizinhos das vítimas, trabalham na limpeza e retirada da terra que invadiu as casas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Batista Fraga, as estruturas das casas não correm risco.
Notificação
Conjunto Habitacional Emídio Lucato, em Ribeirão Bonito, foi atingido pela lama após chuva
Defesa Civil de Ribeirão Bonito
Na manhã desta sexta-feira (24), a prefeitura notificou duas empresas responsáveis pelo loteamento Chácara Flora, localizado nas proximidades do bairro Malvinas. O empreendimento está em processo de execução, o que pode justificar a quantidade de lama na enxurrada que invadiu os imóveis.
No documento enviado à Nano Administradora de Bens Ltda e à Bernardi & Bernardi Loteamento, a prefeitura informa que as medidas de contenção das águas pluviais do loteamento não foram suficientes.
“Durante a tarde, a região foi afetada por um volume significativo de chuva e lamentamos informar que as medidas de contenção no local da obra de implantação de infraestrutura não foram suficientes para evitar danos aos moradores e propriedades circunvizinhas. A falta de adequada contenção resultou em inundações e outros impactos negativos, prejudicando diretamente os munícipes afetados”, diz a notificação.
A prefeitura ainda pede às empresas que tomem as medidas necessárias para minimizar os prejuízos já causados e impeçam a recorrência de problemas similares no futuro.
O g1 entrou em contato com as empresas notificadas e aguarda um posicionamento.
O que diz a Prefeitura
Equipes da Defesa Civil de Ribeirão Bonito ajudam na limpeza
Defesa Civil de Ribeirão Bonito
Em nota, a administração municipal informou que está dando toda a assistência necessária para as famílias que tiveram as casas atingidas pelas fortes chuvas, além de destacar que elas foram abrigadas.
A Prefeitura disse ainda que o setor social está buscando ajuda junto ao Ministério Público e pessoas que quiserem colaborar com doações podem procurar informações pelo telefone (16) 3344-1122.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.