Jundiaí confirma 6ª morte por dengue em 2024


Vítima era uma idosa de 87 anos, que morreu no dia 7 de abril, em São Paulo (SP). Até esta quinta-feira (9), o município já registrou mais de 11,8 mil casos da doença. Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/RBS TV
Jundiaí (SP) confirmou mais uma morte por dengue nesta quinta-feira (9). No total, o município já soma seis óbitos em decorrência da doença.
A vítima é uma idosa de 87 anos, moradora do bairro Parque Brasília, que possuía comorbidades. Ela morreu no dia 7 de abril, em São Paulo (SP).
Conforme boletim epidemiológico divulgado, a cidade registrou 11.825 casos de dengue, sendo 10.030 autóctones – quando a doença é contraída dentro do município -, 165 importados e outros 1.630 estão em investigação.
Outras mortes
A primeira morte por dengue em Jundiaí foi confirmada no dia 26 de março. A vítima era uma idosa de 60 anos, que faleceu em 9 março. Ela já possuía comorbidades relacionadas e era moradora do bairro Vila São Sebastião.
O segundo óbito aconteceu no dia 26 de março e foi divulgado no dia 10 de abril. A vítima era uma idosa de 73 anos que já possuía comorbidades e morava no bairro Jardim do Lago.
A terceira confirmação veio na segunda-feira (22), uma mulher de 44 anos, que não possuía comorbidades, morreu no dia 20 de março. Ela morava no bairro Jardim Novo Mundo.
A quarta e a quinta morte foram confirmadas no dia 25 de abril. As vítimas são uma mulher, de 58 anos, com comorbidades, que morava na Vila Helena e que morreu no dia 30 de março, e um idoso de 80 anos, com comorbidades, que morava no bairro Vianelo. Ele morreu no dia 15 de março.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.