Jovem sergipana é levada em UTI aérea para passar por transplante em SP


A medida é adotada pelo governo do estado em casos emergenciais. Transferência de jovem para realização de transplante em SP
Arthur Campos
Uma jovem, de 19 anos, foi transferida de Aracaju para São Paulo, na noite desta quarta-feira, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Ela foi diagnosticada com a Doença de Wilson e enfrenta insuficiência hepática crônica grave. A paciente foi levada para o Hospital Albert Einstein, onde vai aguardar por um transplante de fígado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que, por ser uma paciente em estado grave, adotou-se o protocolo da transferência, para que ela aguarde o transplante no hospital onde o procedimento deve ser realizado.
A aeronave decolou do aeroporto de Aracaju por volta das 21h30. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, informou que uma medida como esta é adotada em casos emergenciais, e que faz parte das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) coordenou a ação de transferência da paciente, que estava internada no Hospital Universitário (HU) de Aracaju.
A família da jovem chegou a divulgar um pedido de ajuda nas redes sociais, solicitando empenho do governador do estado para transferência dela. Não há previsão para que o transplante seja realizado.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.