Jovem espancado por policiais diz que voltava de entrevista de emprego quando foi abordado: ‘Agiram com ignorância e violência’


Agressão ocorreu na tarde de terça-feira (7), no bairro Jardim Cassetari, em José Bonifácio (SP). Polícias Civil e Militar instauraram inquéritos para investigar o caso; PMs foram afastados das funções. PM afasta policiais flagrados ameaçando de morte e espancando homem com chutes
O jovem negro de 26 anos espancado com chutes e ameaçado de morte por um tenente, de 36, e um sargento, de 37, disse que voltava de uma entrevista de emprego quando foi abordado pelos policiais militares. A agressão ocorreu na tarde de terça-feira (7), no bairro Jardim Cassetari, em José Bonifácio, interior de São Paulo, e foi registrada em vídeo (assista acima).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em nota, a PM ressaltou que as imagens sugerem um comportamento inaceitável e que, por isso, instaurou um inquérito policial para apuração. Os dois policiais foram afastados das funções.
Ao g1, o jovem disse que estava com os papéis da empresa no momento da abordagem, o que comprova que ele voltava de uma reunião.
Contudo, segundo ele, os policiais se negaram a ver o documento por suspeitarem que ele seria um dos envolvidos em um roubo a uma propriedade rural por possuir características físicas semelhantes às de um dos ladrões (entenda abaixo). Então, deram início às agressões.
PM investiga conduta de policial flagrado espancando homem com chutes durante abordagem em José Bonifácio (SP)
Arquivo pessoal
Imagens gravadas por uma moradora mostram o jovem, já contido, desarmado e imobilizado por um dos policiais contra uma parede, em frente à casa de um comerciante. Durante a abordagem, o policial ameaça o homem: “você não morreu de dó, não te matei de dó”.
Na sequência, é possível ver que o rapaz pede para que o policial o solte. Irritado, o PM responde: “eu quebro essa cadeira na sua cabeça agora”. Depois, outro policial sai de uma viatura e chuta o homem, que cai ao chão.
O rapaz se levanta e reclama de dor, mas o policial o agarra pelo pescoço, o derruba no chão novamente e continua chutando o jovem.
“Eles agiram desde o começo com ignorância e violência. Estou cheio de dor, todo ferido, com a boca machucada. Não consigo nem comer. Estou com medo também porque eles me ameaçavam a todo momento”, lamenta o jovem.
O homem foi levado ao pronto-socorro pelos policiais, onde passou por atendimento e foi liberado. Ao delegado responsável pela investigação, Marco Antônio de Oliveira, ele negou que tenha roubado a propriedade rural. O jovem foi ouvido e liberado.
A ocorrência foi registrada como resistência, abuso de autoridade e lesão corporal. Ninguém foi preso.
Investigação
Policial agride rapaz com chutes e socos durante abordagem em José Bonifácio
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a conduta dos policiais, bem como o roubo à propriedade rural, crime que teria ocorrido na manhã de terça-feira, horas antes da abordagem da PM.
De acordo com o delegado, na ocasião do assalto, um trabalhador do sítio, de 51 anos, foi rendido por dois homens encapuzados, sendo que um deles estava armado. A vítima foi trancada em um dos quartos para que os bandidos cometessem o crime.
Dois televisores e uma peça de computador foram roubados. Depois, os criminosos fugiram. Ainda conforme o delegado, há a suspeita de que havia um terceiro comparsa, dentro de um carro, aguardando os ladrões para auxiliar na fuga.
Segundo o boletim de ocorrência, o tenente e o sargento envolvidos na agressão foram acionados para atender à denúncia do crime. No local, eles tiveram acesso às câmeras de monitoramento.
Por volta das 13h, em patrulhamento na Avenida Antônio Nhoata, a dupla avistou o jovem agredido, que, segundo os policiais, tem características físicas semelhantes às de um dos ladrões.
Ainda conforme o BO, quando questionado sobre o crime, ele correu em direção a uma área de mata. Na sequência, os policiais iniciaram a perseguição. Ao alcançarem o jovem, ele foi levado para a frente da residência do comerciante, onde foi agredido.
“O tenente e o sargento me relataram que suspeitaram do jovem e fizeram a abordagem. Ele demonstrou resistência e fugiu por duas vezes. Durante a terceira abordagem, que ocorreu nesse estabelecimento comercial onde foi feita a imagem, houve a luta corporal”, finaliza.
De acordo com o delegado, os policiais e o jovem já foram ouvidos. O rapaz agredido possui uma passagem criminal por porte de entorpecente para consumo pessoal. Ele também passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.