Inmet emite alerta para forte chuva em Angra dos Reis e Paraty

Segundo a Defesa Civil de Angra, em alguns bairros, o volume de chuva pode passar dos 90 mm. Veja o que fazer em caso de emergência. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para um grande volume de chuva em Angra dos Reis e Paraty (RJ) nesta sexta-feira (24).
Segundo o Inmet, a chegada de uma frente fria na região deve causar temporais com volume de 85 milímetros, além de ventos fortes, principalmente no oceano.
De acordo com a Defesa Civil de Angra dos Reis, os pluviômetros da cidade apontam que em alguns bairros o acumulado de chuva pode passar de 90 milímetros, como é o caso da Monsuaba (95mm), BNH (94mm), Jacuecanga (94mm), Pontal (96mm), Caputera (98mm) e Camorim Pequeno (99 mm).
“Nós estamos com os índices altos. A Defesa Civil se encontra em estado de atenção. Os índices estão com mais de 90 milímetros. Se chegar a 100, em alguns pontos, em áreas de risco, é necessário iniciar o toque das sirenes. Nós estamos monitorando para saber se, ao longo do dia, se existe a possibilidade desses índices aumentarem”, disse o relações públicas da Defesa Civil de Angra, Lauro Oliveira.
O órgão vai continuar monitorando a saturação do solo, principalmente em locais de risco de deslizamento de terra.
Nas cidades do Sul do Rio, o volume de chuva pode chegar aos 40mm.
A Defesa Civil reforça que os avisos meteorológicos não devem ser subestimados e que a população se oriente apenas por meios oficiais, evitando que notícias falsas sejam espalhadas pelas redes sociais e gerem pânico.
Em caso de emergência, os moradores das duas cidades podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Além disso, o órgão disponibiliza o cadastro pelo SMS 40199 para alertas de situações de risco.
Orientações da Defesa Civil em caso de chuva
Evitar sair em momentos de chuvas ou ventos fortes
Se for dirigir, reduzir a velocidade e manter faróis acesos
Evitar áreas alagadas, praias, cachoeiras ou piscinas
Não permanecer próximos de estruturas metálicas
Siga o g1: Instagram | Canal no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.