Igrejas recebem desabrigados e mobilizam doações após chuvas no RS

Voluntários pedem doações de colchões, roupas de cama e banho, além de água, alimentos, produtos de limpeza e higiene
As fortes chuvas que caíram sobre o Rio Grande do Sul afetaram 345 dos 497 municípios gaúchos e provocaram ao menos 83 mortes.
Muitas igrejas na região estão mobilizadas e recolhendo doações de colchões, roupas de cama e banho, além de água, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal.
A Igreja Mover, em Canoas, e a AD55 (Assembleia de Deus), em Cachoeirinha, também estão recebendo desabrigados em seus salões.
“Muitos locais ainda estão debaixo da água”, conta o pastor Ricardo Wagner, da Rede Apostólica Cristã. O líder destaca que muitos membros também abriram suas casas para abrigar quem perdeu tudo com as chuvas. “O foco da igreja é ajudar desalojados agora”, diz.
Na última sexta-feira (3), quando o portão 14 do rio Guaíba se rompeu, diferentes pontos de Porto Alegre foram inundados, incluindo a sede da Igreja Encontros de Fé, localizada em Navegantes.
O pastor Isaías Figueiró, que lidera o ministério, conta que estava na igreja com outros membros no momento do rompimento e todos precisaram evacuar o local rapidamente. “Hoje ainda temos 90 centímetros de água no salão e 1,60 metros no pátio. Estamos a um quilômetro do rio”.
“Em Sarandi, fizemos uma parceria com a Defesa Civil e montamos uma estrutura médica para socorrer pessoas no local”, conta Figueiró.
De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta segunda-feira (6), 121 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 19 mil estão morando em abrigos.
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 276 pessoas estão feridas e 111 desparecidas. No total, 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.