Governo do RS flexibiliza regras de inspeção de produtos de origem animal

O governo do RS, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, publicou nesta quinta-feira (9) Instruções Normativas que flexibilizam as regras de coleta de leite e comercialização de produtos de origem animal. 

Essas medidas foram adotadas por conta do estado de calamidade pública no estado devido às enchentes. Entidades do setor fizeram esse pedido para evitar perda de produtos.

Durante o período excepcional de vigência das medidas, estará dispensada a coleta de uma amostra de leite antes do início das atividades de coleta, a ser analisada em laboratório da Rede Brasileira de Qualidade do Leite. Também ficará permitido o empréstimo de produtos controlados e embalagens entre indústrias de laticínios de diferentes níveis de inspeção, além do recolhimento do leite acima de 48 horas.

“A Secretaria da Agricultura tem atuado, juntamente com os setores produtivos, para manutenção da produção agroindustrial e abastecimento à população. Uma das medidas publicadas busca auxiliar a coleta e a distribuição de leite no Rio Grande do Sul e a outra permite a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal fiscalizados pelo SIM, o que garante uma maior capacidade de escoamento da alimentação no Estado”, destacou o secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.