Flutuante encalha na praia alargada de Balneário Camboriú; VÍDEO


Dois dias após o encalhe, estrutura seguia na faixa de areia da Praia Central. Marinha do Brasil abriu inquérito para apurar causas, além de buscar os responsáveis. Flutuante encalha em praia alargada de Balneário Camboriú
Um flutuante encalhou na faixa de areia da orla de Balneário Camboriú, cidade turística do Litoral Norte de Santa Catarina. Na manhã desta quinta-feira (30) a estrutura seguia na faixa de areia da Praia Central, que passou por uma megaobra de alargamento em 2021 (assista acima). A Marinha do Brasil tomou conhecimento da situação na noite de terça-feira (28).
Segundo o órgão federal, um inquérito foi aberto para apurar o que provocou o encalhe da embarcação denominada de BALTT I, além da responsabilidade pela ocorrência.
Na noite de quarta (29), a Marinha solicitou que a empresa retire a estrutura do local em até 72 horas. O g1 procurou os responsáveis pela embarcação, nas não teve retorno até a última atualização do caso.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
Uma equipe de inspeção naval foi até o local e não encontrou indícios de “poluição hídrica, visto que a embarcação não possui armazenamento de combustível”. Também foram colhidas informações para ajudar na apuração do caso.
A Capitania dos Portos também emitiu um alerta para as embarcações próximas.
ENTENDA por que SC vive ‘caos climático’
Sexto tornado de novembro em SC é confirmado
Imagem do flutuante
As imagens acima do flutuante foram geradas pelo monitoramento da Praia Central, que acompanha em tempo real a situação da obra de alargamento do local.
É possível ver pessoas andando próximas da embarcação. No entanto, a reportagem não conseguiu confirmar se eram banhistas ou funcionários da prefeitura que monitoram a situação.
O g1 procurou o município, que informou que a gestão de praia na ocorrência é com a Marinha. A Capitania dos Portos, por sua vez, declarou que a competência de isolamento da área é da prefeitura.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) também foi procurado para saber se acompanha o caso. O órgão disse buscava informações sobre a situação.
Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira
Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
Balneário Camboriú faz estudos para icenciamento de obra para frear erosão
Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é um importante polo turístico e econômico de Santa Catarina. Também abriga diversos arranha-céus e é conhecida pela praia alargada em 2021. A cidade ainda tem o metro quadrado mais caro para compra de imóveis do Brasil.
Nesta temporada de verão, a cidade espera 2 milhões de turistas, 17% a mais do que na estação anterior. Somente na virada do ano, para a tradicional queima de fogos na Praia Central, a prefeitura espera 1 milhão de expectadores.
Guarda-sóis e banhistas na Praia Central de Balneário Camboriú em 28 de dezembro de 2022
Anderson Kuehne/PMBC/Divulgação
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.