Final do Concurso de Melhor Sommelier do Brasil acontece em Maceió no dia 25 de novembro


Concurso Brasileiro de Sommeliers reúne amantes de vinho, especialistas e competidores. Três finalistas disputam o título de melhor sommelier do Brasil em 2023, em Maceió, no dia 25 de novembro
ABS-AL
A final do Concurso Brasileiro de Sommeliers vai ser realizado em Maceió, no sábado (22), a partir das 9h, no hotel Ritz Lagoa da Anta. Três finalistas disputam o título de melhor sommelier do Brasil em 2023.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O sommelier é o profissional responsável pelas bebidas, como o vinho, no estabelecimento, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio, loja ou importadora de bebidas.
Os finalistas são José Eduardo Pereira Barboza (ABS-SP), Luis Otávio Alvares Cruz (ABS-CE) e Renato Rodrigues Brasil (ABS-RJ).
Nas etapas classificatórias, sommeliers de todas as regiões do país mostraram suas habilidades e conhecimento do universo do vinho em uma prova teórica. Os três candidatos com melhoras notas a nível nacional fazem a prova prática de degustação e serviço, a batalha de sabores.
O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de Alagoas (ABS-AL), Patrick de Neufville, afirmou que, para a ABS, sediar o evento é um momento de celebração e reconhecimento do talento de sommeliers de todo o país.
Patrick de Neufville disse que a associação está honrada em receber jurados renomados e especialistas do ramo, para avaliar as performances dos três finalistas.
“A final do Concurso Nacional de Sommelier é um momento emblemático para a ABS Alagoas. Sediar esse evento é uma oportunidade de mostrar nossa capacidade de promover a cultura do vinho e de valorizar os profissionais incríveis que atuam como sommeliers em todo o país. Estou extremamente empolgado para testemunhar a paixão, a dedicação e a habilidade desses profissionais inspiradores”, disse o presidente da ABS-AL.
Segundo a ABS-AL, o consumidor alagoano tem se aprofundado cada vez mais no universo dos vinhos, um fenômeno que se estende pelo Brasil, visto que, no ano passado, o consumo dessa bebida aumentou mais de 20% no país, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Desde sua fundação, a ABS Brasil e suas representações estaduais são filiadas à Association de la Sommellerie Internationale (ASI). Com sede em Paris, a ASI é a principal representante mundial desses profissionais.
A ABS organizar, periodicamente, concursos para a certificação de profissionais regionalmente e nacionalmente. Os concursos seguem rigorosamente a metodologia utilizada internacionalmente pela ASI.
Além da competição, o evento contará com uma série de atividades paralelas, como workshops, palestra e degustações guiadas por especialistas renomados da indústria.
VÍDEO: De onde vem o vinho
De onde vem o vinho
Adicionar aos favoritos o Link permanente.