Fim da paralisação de ônibus em Itajaí: transporte coletivo deve voltar a circular nesta tarde

As linhas do SOL (Sistema de Ônibus Local) devem voltar a circular em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira (9).

A paralisação dos ônibus em Itajaí chegou ao fim mediante a um acordo entre a Prefeitura Municipal de Itajaí, a Consórcio Atalaia e os funcionários.

O transporte coletivo parou de funcionar na manhã desta quinta-feira quando os funcionários da empresa impediram que todos os ônibus saíssem da garagem.

Paralisação de ônibus em Itajaí chega ao fim mediante a acordo – Foto: Greice Siezemel/NDTV

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, garantiu que a Prefeitura verá ainda nesta tarde o que está atravancando legalmente o pagamento a empresa.

“A empresa já vai montar todas as escalas para não paralisar os serviços no período da tarde. E, até amanhã, a Prefeitura passará os recursos a empresa e ela poderá fazer o pagamento aos seus empregados.”, afirmou Sodré.

Segundo informações da repórter da NDTV Greice Siezemel, que estava no local, o acordo foi firmado mediante ao pagamento. Caso esse pagamento não aconteça, existe previsão de uma nova paralisação por parte dos funcionários.

Consórcio do Atalaia afirma que paralisação de ônibus em Itajaí aconteceu devido a ausência de pagamento por parte da Prefeitura

O Consórcio Atalaia informou, por meio de nota, que no último dia 24 de abril de 2023, foi firmado o Contrato nº 100/2023 entre o Município de Itajaí e o Consórcio Atalaia.

O contrato tem por objeto a concessão para prestação e exploração do serviço de transporte público coletivo no Município de Itajaí.

Imagem mostra funcionário fazendo a paralização dos ônibus em Itajaí

Consórcio do Atalaia afirma que paralisação aconteceu devido a ausência de pagamento por parte da prefeitura – Foto: Greice Siezemel/ NDTV

“Entretanto, nos últimos 90 dias, o município pela 2º vez, voltou a ficar inadimplente quanto ao pagamento dos subsídios mensais devidos. Tal ausência de pagamento, por parte da prefeitura de Itajaí, tem impactado significativamente a operação do transporte público, afetando inclusive a viabilidade de manutenção do contrato em vigor e o pagamento dos colaboradores”, traz a nota.

A empresa também destaca que o modelo atual investiu no aumento de 30% na oferta de linhas e veículos novos, em relação ao serviço anterior oferecido pelo município, conforme exigência contratual.

Visando evitar mais danos a oferta dos serviços, a empresa por diversos meses tentou buscar solução junto a municipalidade, sendo que no último dia 7 de maio, a empresa requereu explicações do município para resolver a inadimplência.

O consórcio respeitou a decisão dos colaboradores que optaram pela paralisação do serviço, uma vez que os mesmos estão preocupados com o futuro da operação.

  • Com informações da repórter Greice Siezemel
Adicionar aos favoritos o Link permanente.