Filme resgata a tradição da Massa da Promessa ao Divino

filme-resgata-a-tradicao-da-massa-da-promessa-ao-divino

O Casarão e Engenho dos Andrades, no Caminho dos Açores, em Floripa, abre as portas nesta sexta-feira para a primeira exibição do documentário “Massa da Promessa ao Divino – Uma História Entre Mares”, dirigido por Charles Cesconetto.

A sessão é gratuita e terá início às 19h.

Cena do documentário “Massa da Promessa ao Divino – Uma História Entre Mares”, dirigido por Charles Cesconetto – Foto: Divulgação

Até o dia 16 de dezembro, o filme cumprirá um roteiro com mais três exibições em parceria com o projeto CineKombi nas localidades de Caieira da Barra do Sul e no Campeche, em Florianópolis, e na Enseada do Brito (Palhoça).

A massa da promessa ou massa do Divino é um pão feito durante a festa do Divino Espírito Santo, uma tradição trazida pelos imigrantes açorianos, como pagamento por uma graça alcançada ou um pedido de cura de algo relacionado à saúde.

Confira o trailer do documentário “Massa da Promessa ao Divino” – Vídeo: novo trailer massa promessa ao Divino

A ideia do documentário partiu de uma conversa entre Márcio Sodré (roteirista) e Roseane Panini (produtora) com o saudosos historiador e museólogo Gelci José Coelho, o Peninha.

Entre os entrevistados também estão o multiartista Valdir Agostinho, a professora Lélia Pereira Nunes, o historiador Nereu do Vale Pereira e o presidente da Casa dos Açores, Sérgio Ferreira.

O documentário teve gravações em Naufragados, na Caieira da Barra do Sul, Campeche, Pântano do Sul, Santo Antônio de Lisboa e Enseada do Brito.

“Massa da Promessa ao Divino – Uma História Entre Mares” tem produção de Rafaela Dariva Conte e Roseane Panini, roteiro de Márcio Sodré, direção musical de Marcelo Portela, ilustrações de Letícia Martins e Omar Rosário e animação de Adel Alloush.

Serviço “Massa da Promessa ao Divino – Uma História Entre Mares”

Exibições (gratuitas):

1º de dezembro, 19h
Casarão e Engenho dos Andrade
Caminho dos Açores, 1180, Santo Antônio de Lisboa -Florianópolis

3 de dezembro, 18h30
Sociedade Amigos da Barra Sul
Rodovia Baldicero Filomeno, 18.780, Caieira da Barra do Sul – Florianópolis

08 de dezembro, 19h
Casa da Cultura Açoriana
Rua 1562, 78 – Enseada de Brito, Palhoça

16 de dezembro, 19h
Rádio Comunitária Campeche
Tv. Iracema das Chagas Pires, 80, Campeche, Florianópolis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.