Fãs de games clássicos: a RetroSC está de volta à Floripa

fas-de-games-classicos:-a-retrosc-esta-de-volta-a-floripa

Você já ouvir falar no universo “retrogame”? É como se chama o movimento que envolve fãs, desenvolvedores, gamers e colecionadores de videogames, computadores e jogos históricos do gênero.

No sábado (25/11), uma grande turma se encontrará mais uma vez em Floripa para a nova edição do RetroSC.

Nova edição da RetroSC traz para Florianópolis exposição de computadores e videogames históricos – Foto: RetroSC/Divulgação/ND

O evento acontecerá no Hotel Sesc Cacupé e é aberto ao público, das 9h às 19h. Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo.

O RetroSC não é uma iniciativa nova. Já vem de um bom tempo. A edição passada em Floripa foi um sucesso.

Esta será a 12ª edição e conta com a participação de gamers, colecionadores e pesquisadores sobre a história dos jogos eletrônicos e informática de ao menos 50 cidades catarinenses e de outros estados.

O grupo conta com 400 participantes no Estado e além de promover os encontros fixos em Florianópolis e Blumenau, também leva a exposição para diversas cidades catarinenses.

O que o público vai encontrar é justamente uma linha do tempo sobre a história da cultura gamer no Brasil e no mundo.

Colecionador reproduz locadora de games dos anos 1990

São aparelhos, equipamentos, jogos e farto material informativo. Um colecionador de Florianópolis, por exemplo, vai montar no espaço uma réplica de uma locadora de games dos anos 1990, incluindo os consoles para o público jogar.

Haverá a oportunidade de jogar inclusive um videogame do final dos anos 1970 em um televisor da época. Ou seja, será uma experiência e tanto para atuais jogadores e das gerações.

Também haverá mais de 20 modelos diferentes de computadores da linha MSX, que em 2023 completam 40 anos de lançamento.

Esta foi uma das plataformas de computadores pessoais mais populares no Brasil nos anos 80 e início dos anos 90, sendo a principal plataforma de jogos por diversos anos, nos lares brasileiros.

E claro, não faltarão as clássicas máquinas de pinball, que fizeram a alegria de muitas gerações que frequentavam as casas especializadas no Centro Leste.

Também haverá competições durante o evento, inclusive com premiação, para quem quiser encarar o desafio de reviver jogos históricos como River Raid (Atari 2600), Bomberman (Sega Saturn), Mario Kart 64 (Nintendo 64) e Street Fighter 2 Turbo (SNES).

A 10ª edição da RetroSC foi tema de reportagem da NDTV

Adicionar aos favoritos o Link permanente.