Estudantes já podem renovar cartão do transporte coletivo para 2024

estudantes-ja-podem-renovar-cartao-do-transporte-coletivo-para-2024

Estudantes já podem renovar cartão do transporte coletivo para 2024

Mais de 40 mil estudantes são beneficiados com o desconto para alunos na Grande Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV

Mais de 40 mil alunos da Grande Florianópolis já podem realizar o primeiro registro ou o recadastramento de seu cartão do transporte coletivo. Com o documento em dia, o benefício de 50% de desconto nas passagens da região seguirá ativo para 2024.

O cartão oferecido aos estudantes pela Metropolis garante um desconto de 50% nas passagens de todas as linhas do consórcio. Têm direito a esse benefício alunos regularmente matriculados em cursos do ensino fundamental, médio, técnico, superior, pós graduação e também doutorado.

O consórcio Metropolis, que gerencia as empresas Biguaçu, Jotur e Santa Terezinha, afirma que, a partir desta semana, o processo já está disponível pelo aplicativo KIM+. A iniciativa é inédita e quer reduzir filas, além de proporcionar mais agilidade e comodidade aos usuários.

“O estudante precisará ter em mãos e cadastrar no aplicativo o atestado de matrícula para 2024 assinado pela instituição de ensino, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Além disso, ele precisará tirar uma selfie. É um processo rápido, fácil e o melhor: sem filas”, afirma Hugo Pessi Xavier, gerente da Metropolis.

A rematrícula realizada pelo KIM+, assim como o primeiro registro, tem um custo de R$ 8,00, que pode ser pago via boleto, crédito, débito e também pelo PIX. A previsão de emissão do novo cartão é de até 3 dias úteis.

Recadastramento presencial

Já o cadastro tradicional, realizado presencialmente na unidade de atendimento da Metropolis ao lado do TICEN, começa a operar somente a partir do dia 04 de dezembro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h e o processo fica aberto durante todo o ano letivo de 2024.

“O cartão tem sempre validade até o dia 31 de dezembro do ano vigente, então no mês que vem, se o aluno ainda não tiver feito a renovação, o benefício para de funcionar até a sua regularização. Por isso que, quanto antes o estudante fizer o processo, melhor vai ser, principalmente para ele”, afirma Xavier.

No caso da taxa de emissão do novo cartão, o valor de R$ 8,00 deverá ser pago exclusivamente em dinheiro.

Mais praticidade na palma da mão

Aplicativo traz, além da possibilidade do recadastramento, funcionalidades como a compra de créditos e o acompanhamento em tempo real das linhas do transporte coletivo – Foto: Daniela Ceccon/ND

O aplicativo KIM+, além de beneficiar o estudante na renovação do cartão, também é uma novidade que deve auxiliar o público em geral. Isso porque, além do processo de recadastramento, o software também disponibiliza outras funcionalidades.

“Além do recadastramento, o aplicativo disponibiliza funções como a compra de créditos via pix e cartão, no celular mesmo; o acompanhamento em tempo real dos ônibus do consórcio e também o monitoramento do cadastro e do saldo do usuário”, detalha.

O aplicativo KIM+ está disponível em todas as lojas virtuais da Apple e do Android e pode ser baixado gratuitamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.