Estudantes de Pilar criam história em quadrinhos para retratar o Quilombo dos Palmares


Objetivo do projeto é sensibilizar cada vez mais pessoas não apenas sobre a importância do combate ao racismo, mas também valorizar permanentemente a cultura afro-brasileira Estudantes de Pilar criam história em quadrinhos para retratar o Quilombo dos Palmares
Divulgação
Alunos da rede municipal de Pilar criaram uma história em quadrinhos, o famoso gibi, para retratar, no mês da Consciência Negra, a história do Quilombo dos Palmares, o maior que já existiu em toda a América Latina. O objetivo do projeto é sensibilizar cada vez mais pessoas não apenas sobre a importância do combate ao racismo, mas também valorizar permanentemente a cultura afro-brasileira.
O lançamento do gibi acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, durante a Noite Afro Black. Os gibis serão entregues nas escolas da cidade.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Mônica Santos, o material foi construído ao longo de três meses de atividades de pesquisa.
“O foco deste ano é a educação. Por isso é que direcionamos as ações da campanha para o ambiente escolar, para que possamos conscientizar a todos, sem exceção, disseminando as práticas antirracistas em sala de aula. E no caso do Serviço de Convivência, nossos alunos estiveram na Serra da Barriga, em União dos Palmares, para conhecer, in loco, a história de Zumbi. O resultado é o gibi que eles construíram como forma de registrar essa experiência”, disse.
A campanha voltada à educação antirracista também contempla outros grupos, a exemplo dos idosos que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Nosso objetivo é fazer com que todos entendam a importância da campanha, que também mira a permanente valorização da cultura afro. Dessa forma, buscamos incentivar o seu reconhecimento enquanto parte integrante da formação cultural do nosso país. Somente assim é que conseguiremos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária”, reforça.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.