Espetáculo que conta a história da Ditadura Militar em Mato Grosso estreia em Cuiabá


Peça homenageia pessoas que moraram no estado e lutaram contra o período militar. O processo de pesquisa de ‘60 Anos Depois’ para a construção do roteiro, foi feito baseado em várias entrevistas com personagens que participaram na luta contra a ditadura.
Reprodução
O espetáculo teatral ‘60 Anos Depois’ chega ao palco do Cine-Teatro, em Cuiabá, neste sábado (4). A peça reúne vários momentos importantes da Ditadura Militar em Mato Grosso. A adaptação do texto original de João Carlos Vicente Ferreira ficou a cargo do grupo de teatro Cena Onze e homenageia pessoas que moraram no estado e lutaram contra o período militar.
Ao g1, o diretor do espetáculo Flávio Ferreira, contou que uma das testemunhas oculares dos fatos que marcaram essa época, foi o professor mato-grossense, Waldir Bertúlio. Ele narra a história a partir de sua experiência nos anos 1964 a 1985. Também foram ouvidos o historiador João Carlos Vicente Ferreira e os pesquisadores Cátia Cristina de Almeida e Rafael Adão.
Para Flávio, falar sobre fatos ocorridos na época da Ditadura Militar, é possibilitar aos espectadores um outro olhar sobre esse período violento da história.
“A maioria de nós mato-grossenses, não sabemos o que realmente ocorreu nesse período. Tantas pessoas daqui e que vieram pra cá, lutaram em favor da democracia, contra a ditadura e não sabemos seus nomes. Quero que nosso público conheça a luta dessas pessoas”, disse.
O processo de pesquisa de ‘60 Anos Depois’ para a construção do roteiro, foi feito baseado em várias entrevistas com personagens que participaram na luta contra a ditadura. A proposta literária partiu de João Carlos, que contribuiu com leituras, filmes e reflexões sobre o período.
O espetáculo teatral ‘60 Anos Depois’ chega ao palco do Cine-Teatro, em Cuiabá, neste sábado (4)
Reprodução
“Após costurarmos todos os fatos importantes e com base do texto original, eu e o elenco construímos a dramaturgia” conta Flávio.
A ideia de falar sobre Ditadura Militar
Para o diretor do espetáculo, a ideia de mergulhar no universo da Ditadura Militar em Mato Grosso, partiu do professor Waldir Bertúlio que é integrante do Cena Onze há muito tempo e já vinha trabalhando com essa temática na última peça do grupo que relatou a vida da militante política cacerense, Jane Vanini. A mato-grossense, que morreu no Chile, vítima de violações de direitos humanos, é conhecida por sua luta no período da Ditadura Militar.
‘60 Anos Depois’ – o espetáculo
📍Local: Cine Teatro Cuiabá – Sala Anderson Flores
⏰Horário: todos os sábados e domingos de maio de 2024 – 19h
🎟️Entrada: gratuita (sugestão de 2 quilos de alimento não perecíveis)
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.