ES vai decretar estado de atenção por causa da ameaça de seca e falta de água


Informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (21) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Onda de calor pode afetar o abastecimento de água em 53 cidades do Espírito Santo. Rio Jucu
Reprodução/ TV Gazeta
O calor extremo e a falta de chuva podem alterar a rotina do capixaba. O Espírito Santo vai decretar, nesta quarta-feira (22), Estado de Atenção sobre a ameaça de seca no estado. A informação foi confirmada nesta terça (21) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Com isso, o abastecimento de água em 53 cidades pode ficar comprometido.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A resolução vai ter recomendações para as companhias públicas e privadas de saneamento e serviços autônomos municipais de água e esgoto, prefeituras municipais, indústrias, agricultura e órgãos licenciadores. O documento deve ter orientações, medidas e dicas para enfrentar o período.
A Agerh ainda não deu detalhes sobre quais são essas medidas, e nem sobre quais as intenções dessas recomendações.
ES vai decretar Estado de Alerta por causa de ameaça de seca
Reprodução/TV Gazeta
O governo do Estado deve liderar um movimento para que órgãos oficiais e prefeituras adotem medidas para amenizar os efeitos da estiagem.
Em relação aos municípios, por exemplo, a Agerh quer que as prefeituras proíbam o uso irracional da água e, eventualmente, até punam consumidores que estão desperdiçando o produto com práticas como o uso de mangueiras para lavar veículos, pisos e dependências dos imóveis.
Rios que abastecem cidades com baixa vazão
O forte calor e a falta de chuva também ligaram o alerta sobre a vazão dos rios que abastecem a Grande Vitória: o Jucu e o Santa Maria. Os dois mananciais, em menos de um mês, tiveram quedas expressivas de suas quantidades de litros por segundo e se aproximam do índice considerado crítico.
Rio Jucu no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (16) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a vazão atual do Rio Jucu é de 8.060 litros/segundo, sendo que a considerada crítica é de 6.260,04 litros/segundo. No início do mês, estava próxima de 25 mil litros/segundo.
O Santa Maria da Vitória, por sua vez, tem quantidade atual de vazão de 4.300,78 litros/segundo: a crítica é de 2.895,30 litros/segundo. No início do mês, essa vazão era superior a 15 mil litros/segundo.
Falta d’água na maioria das cidades
Na última quarta-feira (15), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) alertou que a onda de calor pode afetar o abastecimento de água em 53 cidades do estado, ou seja, todos os municípios atendidos pela Cesan.
Por causa do calor excessivo, segundo a companhia, os mananciais onde a Cesan capta água para abastecer a população sofreram uma queda acentuada.
“A Cesan esclarece que todo o sistema está operando com sua capacidade total de produção de água. A escassez de chuva e o alto calor, associado ao baixo nível dos mananciais fez com que a Companhia emitisse um alerta preventivo, na última semana, sobre a necessidade do uso racional da água”, diz a empresa em nota.
Entre as cidades que podem ser afetadas, estão a capital do Espírito Santo, Vitória, e os outros municípios da Região Metropolitana (veja abaixo a lista completa das 53 cidades).
Na época, alguns moradores receberam o aviso por mensagem de texto. O comunicado também foi publicado no site da Cesan.
Comunicado Cesan
Reprodução
“Pedimos à população que economize água e pratique o reúso. O alerta vale para todos os 53 municípios atendidos pela Companhia. Em casos emergenciais o abastecimento está sendo complementado com caminhões-pipa”, avisou a companhia no comunicado.
Veja lista de cidades atendidas pela Cesan e que podem ficar com abastecimento comprometido:
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivacqua
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cariacica
Castelo
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão
Guarapari
Ibatiba
Irupi
Iúna
Laranja da Terra
Mantenópolis
Marechal Floriano
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória
Quem tiver problema com abastecimento de água no Espírito Santo pode entrar em contato com a Cesan pelos telefones 115, 08000952305 (exclusivo para Aracruz) ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.