Entenda o que são os ‘cavados’, condição que favorece a formação de chuvas intensas no Sul


Apesar do nome pouco conhecido, os “cavados” são eventos comuns na meteorologia e ocorrem ao longo de vários meses do ano. Esse fenômeno, aliado aos ventos quentes vindos do Norte, deixam a temperatura alta no Sul e também favorecem a criação dos temporais. Previsão do tempo: chuva volumosa no Sul; dia quente no Sudeste e Centro-Oeste
Apesar do calor contínuo, a partir desta quarta-feira (22), as tempestades se espalham por todo o Rio Grande do Sul e podem atingir também Santa Catarina e Paraná.
No momento, há uma baixa pressão entre a Argentina e o Uruguai, que possibilita a formação de um “cavado”, trazendo nuvens de tempestade na região Sul.
Na tarde desta quarta-feira (22), outra baixa pressão deve se formar em alto mar, que também deve mandar mais nuvens carregadas para a região.
Mas o que são esses ‘cavados’? 🤔
Os “cavados” são correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade. Apesar do nome pouco conhecido do público, os cavados são eventos comuns na meteorologia, ocorrem ao longo de vários meses do ano.
Esses dois fenômenos, aliados aos ventos quentes vindos do Norte, deixam a temperatura alta no Sul e favorecem a criação dos temporais. Porto Alegre (RS), por exemplo, chegou a registrar 34 °C na terça-feira (21).
⚠️ Tempestades
Os três estados da região Sul seguem em alerta de “perigo” por conta das tempestades.
INMET
O alerta de “perigo” para tempestades, segundo o Climatempo, persiste para os três estados da região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
🌧️ Onde deve chover no RS nesta quarta?
Uruguaiana — 60 mm
Pelotas — 60 mm
Cruz Alta — 60 mm
Porto Alegre — 50 mm
Passo Fundo — 50 mm
Bom Jesus — 45 mm
🌧️ Chuvas pelo resto do Brasil
Chapecó (SC) — 30 mm
Londrina (PR) — 30 mm
Presidente Prudente (SP) — 30 mm
Ponta Porã (MS) — 20 mm
Adicionar aos favoritos o Link permanente.