Dia do Rio é celebrado nesta sexta-feira (24)


Pernambuco tem dois rios na lista dos 10 mais poluídos do Brasil. Um deles fica localizado em Caruaru, no Agreste. Biólogo Alexandre fala sobre a importância do Dia dos Rios, celebrado nesta sexta-feira (24)
Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância dos rios para a nossa qualidade de vida e sobrevivência no planeta, nesta sexta-feira (24) é celebrado o Dia dos Rios. Em Pernambuco, dois dos rios que cortam o estado estão na lista dos 10 mais poluídos no país. (Veja vídeo)
Registro antigo de uma enchente do Rio Ipojuca em Caruaru.
Arquivo pessoal / Professor Alexandre Nunes
Um desses rio, é o Rio Ipojuca, que passa pela cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco. O Rio Ipojuca nasce nas encostas da Serra Pau D’arco, no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, com uma extensão de 323,9 km, ele é o segundo rio mais extenso do estado.
Tem percurso no sentido oeste para leste, possuindo uma extensão da área da bacia hidrográfica de 3.435,34 km². Ele corta 25 municípios pernambucanos e abrange as quatro mesorregiões (sertão, agreste, zona da mata e região metropolitana do Recife).
Rio Capibaribe poluído com peixes mortos em trecho da cidade de Toritama.
Arquivo / Professor Alexandre Nunes
O outro é o Rio Capibaribe. O nome tem origem na língua tupi e significa “na água de capivara ou dos porcos selvagens”. Nasce na Serra do Jacarará, em Poção, sendo o quarto rio mais extenso em Pernambuco com 240 km e cerca de 74 afluentes.
Ele banha 42 municípios pernambucanos, entre eles, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata e Recife. Apresenta regime temporário e torna-se perene a partir do município de Limoeiro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.