Dezembro Laranja: Dra. Camila Renner alerta sobre o câncer de pele


Mês é dedicado para a conscientizar a população sobre uma das doenças mais comuns entre os brasileiros. Dra Camila Renner explica sobre os cuidados em relação ao câncer de pele
Crédito: Divulgação
Com o verão se aproximando, temos cada vez mais exposição ao sol. É nesta época do ano que os cuidados em relação ao câncer de pele precisam ser redobrados. Por isso, a campanha Dezembro Laranja atua com o objetivo de conscientizar a população sobre um dos tipos de cânceres mais comum entre os brasileiros.
Segundo explica a médica Camila Renner (CRM/SP 192579), pós-graduada em Dermatologia Clínico-cirúrgica e Cosmiatria, o câncer de pele é a proliferação descontrolada das células que compõem as diversas camadas da pele, e pode ser dividido em diferentes tipos a depender da camada afetada.

Crédito: Divulgação
Tipos
“O tipo de câncer mais frequente é o carcinoma basocelular, com baixa letalidade e que pode ser completamente curado com o diagnóstico precoce”, conta a profissional.
Além do carcinoma basocelular, que atinge geralmente as áreas do corpo mais expostas ao sol (rosto, pescoço, orelhas, couro cabeludo, costas e ombros), existem outros dois tipos de câncer de pele: carcinoma espinocelular e melanoma.
O primeiro pode atingir todas as partes do corpo, principalmente as mais expostas. Já o segundo, o melanoma, é raro, mas grave e com maior índice de mortalidade. Entretanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), se diagnosticado precocemente, o melanoma tem 90% de chance de cura para o paciente.

Crédito: Divulgação
Fatores de risco, sintomas e tratamento
A doutora Camila Renner revela que existem pessoas que podem ter os fatores de risco aumentados para o câncer de pele.
“Ter histórico familiar de câncer de pele; ter sofrido queimaduras solares ao longo da vida, ou ter trabalhado expostas ao sol sem proteção por muitos anos; pessoas com pele muito clara ou de idade avançada; esses são os pacientes que apresentam os maiores fatores de risco. Porém, é importante lembrar que o câncer de pele pode acometer qualquer pessoa, em qualquer faixa etária”, afirma.

Crédito: Divulgação
No caso dos sintomas, ferimentos que não cicatrizam, lesões de aumento progressivo, pintas escuras que cresceram ou que são irregulares – ou com mais de uma cor – lesões avermelhadas e descamativas que apresentam crostas ou sangramentos recorrentes, são alguns dos sinais sugestivos de câncer de pele e demandam avaliação médica precoce.
É importante ressaltar o papel do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de pele. O tratamento cirúrgico com a remoção completa da lesão e com margens de segurança confirmadas através do exame histopatológico é considerado curativo para a maioria dos tipos de cânceres de pele. Porém, especialmente o câncer de pele do tipo melanoma, pode requerer tratamentos adjuvantes, a depender do seu estadiamento.

Crédito: Divulgação
Prevenção
Existem várias maneiras de se prevenir do câncer de pele, mas a principal envolve a proteção contra a radiação solar. Sendo assim, é recomendado evitar exposição em que a radiação do sol está mais intensa, usar chapéus, óculos de sol, roupas com proteção ultravioleta e filtros/protetores solares.
Sobre os protetores, Dra. Camila Renner destaca qual é o mais indicado. “Filtros solares com fator de proteção acima de 30, mas ainda mais importante é a aplicação. Para obtermos o nível de proteção solar indicado no FPS do produto, precisamos aplicar a quantidade apropriada para cada parte do corpo e reaplicá-lo ao longo do dia para garantir que essa proteção seja mantida”, frisa.
Então, vale reforçar algumas dicas para aproveitar com segurança o verão e se prevenir do câncer de pele:
Evitar exposição solar direta nos horários mais quentes do dia
Na praia, utilizar barreiras físicas como chapéus de aba larga, roupas e guarda-sol
Aplicar o filtro solar a cada 2 horas quando estiver diretamente exposto ao sol, e sempre após sair do mar ou piscina
Não esquecer de aplicar o filtro solar em áreas geralmente esquecidas, como orelhas, couro cabeludo, lábios, dorso dos pés
Ingerir bastante água
Aplicar cremes hidratantes diariamente mesmo em dias de calor, temos muitas versões mais leves e de rápida absorção

Crédito: Divulgação
Serviço
Clínica Dra. Camila Renner
Av. Rodrigo Fernando Grillo,207 – Edifício Victoria Business – Sala 1507
Telefone: (16) 997755980

Adicionar aos favoritos o Link permanente.