Dengue nunca vista antes em Santa Catarina chega ao Estado e traz alerta de epidemia

dengue-nunca-vista-antes-em-santa-catarina-chega-ao-estado-e-traz-alerta-de-epidemia

O registro de uma dengue inédita em Santa Catarina em paciente de Itajaí colocou as autoridades sanitárias em alerta. Pela primeira vez, o Estado tem um paciente com o tipo 3 da doença, que pode ser especialmente grave para quem já foi infectado.

Foto aproximada do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e de diversas outras doenças

Santa Catarina registrou caso de tipo 3 da dengue pela primeira vez na história – Foto: Freepik/Reprodução

O caso em específico é importado, ou seja, a infecção não foi em terras catarinenses, e sim em Punta Cana, na República Dominicana. No entanto, a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) alerta para uma epidemia considerando fatores climáticos.

Chegada do verão e chuvas dos últimos meses aumentam transmissão da dengue

Tanto as chuvas dos últimos meses quanto a chegada do verão são potencializadores de propagação da doença, pois o Aedes Aegypti coloca seus ovos na água parada. Como a última estação do ano tem muitas precipitações fortes e rápidas, é um cenário favorável ao mosquito.

Homem fiscalizando possíveis focos de dengue em uma piscina com água parada

Água parada é um dos principais ambientes de reprodução do Aedes Aegypti – Foto: Prefeitura de Palhoça/Divulgação/ND

O tipo 3, classificado como DEN3, foi detectado em maio no Brasil, sendo a primeira vez em 15 anos que apareceu no País. Desde então, as autoridades monitoram esse subtipo.

Caso uma pessoa que já teve dengue anteriormente se infecte com o DEN3, ela corre alto risco de desenvolver dengue grave. Existe ainda um quarto tipo, o DEN4, mas esse não está em circulação.

Santa Catarina está atualmente, com mais de 118 mil casos da doença, segundo a DIVE, com 98 óbitos até o momento. A diretoria chamou ainda atenção para a circulação da chikungunya, que tem 16 registros de transmissão no Estado em 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.