Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas e rajadas de vento no interior de SP


Segundo previsão, deve chover aproximadamente 100 milímetros em Itapeva; tempestades também atingem cidades de Araçatuba, Marília, São José do Rio Preto, Sorocaba e Bauru (SP). Alerta de chuvas atinge quase todo estado
Inmet/Reprodução
A Defesa Civil de SP emitiu um alerta para fortes chuvas e rajadas de vento entre quinta-feira (23) e sábado (25), nas regiões de Bauru, Marília, Itapetininga, Sorocaba e São José do Rio Preto (SP).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a passagem de uma frente fria pode causar os temporais. A previsão dos próximos dias é de chuva intensa, com possibilidade de queda de granizo, que pode registrar acumulado de até 175 mm e rajadas de vento entre 40 e 80km/h.
Confira a previsão de chuva em cada cidade:
Itapeva (SP): 100 milímetros de chuva;
Araçatuba e São José do Rio Preto: 100 milímetros de chuva;
Sorocaba: 170 milímetros de chuva;
Bauru: 100 milímetros de chuva;
Marília: 110 milímetros de chuva.
Defesa Civil registra ventos de 120 km/h durante temporal que deixou dezenas de casas destelhadas; bairros rurais seguem sem energia
Erosão no córrego das Borboletas no Parque Residência Santa Paula em Catanduva durante forte chuva
Redes sociais/Reprodução
Ainda conforme a Defesa Civil, diante deste cenário, recomenda-se atenção especial. Os moradores devem evitar áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores e jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas.
As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
Em caso de emergências, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Chuva em Araçoiaba da Serra (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.