Defesa Civil comunica fechamento das comportas das barragens de Taió e Ituporanga

defesa-civil-comunica-fechamento-das-comportas-das-barragens-de-taio-e-ituporanga

A Defesa Civil de Santa Catarina comunicou que fechará as comportas das barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí. A operação será realizada às 3h da madrugada desta quinta-feira (23).

Comportas das barragens do Alto Vale serão fechadas

Defesa Civil comunica fechamento das comportas das barragens de Taió e Ituporanga – Foto: Arquivo/Defesa Civil de Taió e Alan Garcia/Imagens cedidas/Divulgação/Reprodução/ND

Conforme a Defesa Civil, a decisão foi tomada devido a previsão de chuvas ao longo de quinta-feira (23), com o objetivo de reduzir os níveis dos rios na região do Alto Vale.

Barragem Sul parou de verter nesta quarta-feira

A Barragem Sul, em Ituporanga, parou de verter na tarde desta quarta-feira (22), após passar cinco dias operando acima dos 100% de ocupação do reservatório.

Comportas das barragens do Alto Vale serão fechadas

Operação de fechamento das comportas será realizada na madrugada desta quinta-feira (23) – Foto: Franciel Imagens Aéreas/Reprodução ND

Na parte da manhã, foram abertas três comportas, o que possibilitou a diminuição do nível da água.

A estrutura começou a verter na tarde de sexta-feira (17), devido ao alto volume de chuva que caiu sobre a região. Diversas cidades do Alto Vale se depararam com novas enchentes e prejuízos.

Na última leitura da Defesa Civil, às 21h30, a estrutura estava com 98,94% do reservatório ocupado, com 30,90 m de água armazenada. Atualmente, quatro comportas estão abertas e uma fechada.

A Barragem Oeste, em Taió, está operando com 87,24% da capacidade do reservatório ocupada e com 21,88 m de água armazenada. A estrutura está com todas as sete comportas abertas.

Comportas da Barragem Norte seguem fechadas

De acordo com os dados da Defesa Civil divulgados às 19h, a Barragem Norte, em José Boiteux, está com 41,17% da capacidade do reservatório ocupada e com 29,20 m de água armazenada na estrutura. As duas comportas seguem fechadas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.