Confira o andamento das obras do Eixo Copacabana, em Joinville

confira-o-andamento-das-obras-do-eixo-copacabana,-em-joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), concluiu 80% das obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana. As obras contemplam 3,6 quilômetros das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, no bairro Floresta.

Em relação à parte de drenagem, 90% das obras foram realizadas, com a instalação de nova rede que possui capacidade de maior vazão pluvial. A melhoria tem o objetivo de minimizar o impacto das chuvas e a ocorrência de eventuais enchentes.

“As obras do Eixo Copacabana são extremamente importantes para a cidade de Joinville, especialmente a parte de drenagem. É uma obra super especial, que demanda tempo maior porque temos grandes galerias implantadas”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá.

De acordo com a Unidade de Pavimentação da Seinfra, as obras de drenagem estão concluídas nas ruas Sorocaba, Francisco Alves, Bernardo Tromm e Copacabana. Já na rua Antônio Ramos Alvin, a rede de drenagem está em execução.

Após as obras de drenagem, as ruas receberam a primeira camada de capa asfáltica. Essa etapa está 100% concluída – Foto: Prefeitura de Joinville

O engenheiro civil da Seinfra, Juliano de Sant’ Anna, explica que a parte de drenagem representa a etapa mais complexa da obra do Eixo Copacabana e antecede a pavimentação.

“Com o passar dos anos, as redes existentes foram ficando subdimensionadas. Estamos melhorando o sistema de drenagem, com tubulações maiores que oferecem maior capacidade de vazão da água. A tendência é não haver mais problemas de drenagem no eixo da Copacabana, que vai desde a rua Anita Garibaldi até o final da Copacabana”, afirma.

De acordo com o engenheiro, as obras de drenagem e pavimentação do Eixo Copacabana seguem de acordo com o cronograma estabelecido pela Seinfra.

“É uma obra complexa, com desafios diários. Uma obra de reforma, onde não temos muitas informações sobre a rede existente, implantada há décadas. Então, vamos abrindo, vendo o que existe por baixo e colocando tudo novo. É um trabalho detalhado, mas que vem acontecendo dentro do prazo que planejamos”, explica o engenheiro.

Obras de pavimentação e sinalização

Após as obras de drenagem, as ruas receberam a primeira camada de capa asfáltica. Essa etapa está 100% concluída. Após a conclusão da drenagem e pavimentação, realizadas pela Seinfra, o Departamento de Trânsito de Joinville é responsável por implantar a sinalização das ruas do Eixo Copacabana.

Até o momento, a Unidade de Sinalização do Detrans concluiu a sinalização da rua Sorocaba e o trecho da rua Francisco Alves, entre a Sorocaba e a Princesa Mafalda. Foi feita também a pintura da faixa de pedestre em frente à Escola Estadual Básica Professor Rudolfo Meyer.

As obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana são realizadas pela Infrasul, empresa vencedora da licitação. O investimento da Prefeitura de Joinville é de R$ 10,4 milhões.

Todos os meses, a Seinfra realiza uma reunião com os moradores da região onde ocorrem as obras para atualizar a comunidade sobre o andamento dos trabalhos e esclarecer possíveis dúvidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.