Confira 5 graduações em alta para quem gosta de tecnologia


Em 2023, o mercado cresceu acima das expectativas De 2020 até os dias atuais, o mercado de tecnologia tem crescido em um ritmo acelerado. Embora a expectativa fosse de estabilização após a pandemia, o segmento continua a crescer acima da média em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Advance Consulting, no primeiro trimestre de 2023, o mercado de TI cresceu em torno de 20%, um índice bastante acima do esperado.
Conforme o mercado continua a crescer, maiores são as oportunidades, tanto para quem está ingressando no mercado de trabalho quanto para quem busca uma recolocação profissional. Apenas no Brasil, segundo uma estimativa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 haverá quase 800 mil vagas de trabalho para profissionais de TI.
E, embora o número de profissionais cresça todo ano, as empresas ainda encontram um déficit para preencher vagas abertas — principalmente, devido à dificuldade de encontrar colaboradores capacitados. No cenário atual, inovações tecnológicas têm impulsionado transformações na forma de trabalhar, o que torna a jornada ainda mais promissora para quem deseja entrar nesse mercado.
Se você está buscando uma graduação para ingressar na tecnologia, mas ainda não sabe qual caminho seguir, este artigo é para você! Preparamos uma lista com os cursos mais em alta do mercado, que vão preparar você para ser um profissional de excelência no futuro. Confira e entenda qual se encaixa no seu perfil.
As 5 graduações em alta na TI:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas:
Atualmente, todas as empresas precisam de sistemas informatizados, seja para controle de estoque, gestão financeira, venda, fabricação, entre outras diversas demandas. Por isso, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma opção bastante promissora para quem busca entrar na área de TI. Em média, a graduação é realizada em dois anos e meio, e permite capacitar os estudantes a projetar, analisar, desenvolver e manter sistemas de informação.
Além de aprenderem as linguagens de programação Java, C#, Python e outras, os estudantes aprendem sobre banco de dados, redes de computadores, sistemas operacionais e até metodologias de gerenciamento de projetos como Scrum e Agile. Quem conclui o curso está apto a trabalhar em qualquer etapa da elaboração de um sistema, desde o planejamento até a correção de erros. Com isso, as oportunidades são diversas nas vagas de analistas de sistemas, arquitetos de software e gerentes de projetos de TI.
Ciências da Computação:
É o curso ideal para quem se identifica com informática empresarial, e capacita os estudantes a gerenciar desde programas simples a sistemas complexos de processamento de informação. Na grade curricular, o curso oferece os princípios teóricos e práticos da tecnologia da informação, o que engloba desde programação e algoritmos até computação, banco de dados, inteligência artificial e machine learning.
Com a graduação concluída, a ideia é permitir que os alunos saibam resolver problemas, projetar soluções eficientes e estejam aptos a operar softwares robustos. As ciências exatas ocupam quase todas as matérias das grades deste curso, portanto, é necessário se identificar com a área para prosseguir. Os graduados em Ciência da Computação têm uma variedade de oportunidades de carreira, incluindo desenvolvimento de software, ciência de dados, engenharia de redes, pesquisa em IA e arquitetura de sistemas.
Engenharia da Computação
Diferente das outras carreiras mencionadas acima, o engenheiro da computação também atua com o hardware, ou seja, desenvolve aparatos, peças e equipamentos. Durante o curso, os estudantes têm uma grade curricular que mescla elementos da Engenharia Elétrica com a Ciência da Computação. Por isso, as matérias abordam desde a concepção de circuitos eletrônicos até a programação avançada.
As oportunidades de carreira para os engenheiros da computação são diversas, incluindo design de circuitos integrados, desenvolvimento de sistemas embarcados, engenharia de software e gerenciamento de projetos de tecnologia. Com as tendências emergentes de computação em nuvem e robotização, essa área está em constante desenvolvimento.
Sistemas da Informação
É um curso abrangente, e se destaca por capacitar os estudantes em diferentes áreas, da tecnologia da informação a gestão de negócios. Capacita os profissionais a compreenderem tanto os aspectos técnicos, quanto as necessidades tecnológicas das operações.
Os estudantes de Sistemas de Informação são capacitados para atuar com análise de sistemas, gestão de projetos, desenvolvimento de software e banco de dados. Além dos aspectos técnicos, o curso inclui temas relacionados à comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas, preparando os graduados para atuar na técnica e na gestão profissional. Depois de formados, os estudantes podem trabalhar com cibersegurança, rede de computadores, desenvolvimento de software, e até mesmo no mercado dos jogos digitais.
Ciência de Dados
Com a tecnologia e o grande número de dados coletados a cada segundo, surgiu a necessidade de ter um profissional dedicado a apurar e interpretar essas informações. O curso de Ciência de Dados desenvolve os estudantes em técnicas de extração, armazenamento e análise de dados, utilizando conceitos como Big Data e Data Science. Além disso, o estudante aprenderá a interpretar essas informações, contribuindo para a tomada de decisões no mercado empresarial.
Devido à necessidade crescente de analisar dados, esse mercado está empregando mais pessoas a cada dia. Atualmente, grandes companhias têm times especializados nesse assunto para guiar a atuação estratégica da operação. No entanto, é importante destacar que o cientista de dados terá que aprender estatística, matemática e economia.
Está no processo de escolher uma graduação e quer tirar dúvidas? Acesse o canal do Guia do Estudante e confira diversos conteúdos para estar bem preparado!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.