Como foi a operação de resgate do cavalo que estava ilhado em Canoas

Cavalo Caramelo ficou pelo menos 24 horas ilhado em telhado em CanoasCavalo fica ilhado em cima de telhado de casa durante chuvas no Rio Grande do Sul

Operação de resgate foi nesta quinta-feira (9) (Foto: Globo, Reprodução)

O cavalo Caramelo, que comoveu o Brasil ao ficar ilhado em um telhado de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi resgatado em uma grande operação, nesta quinta-feira (9). As informações são do g1.

Toda a operação foi feita pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, com acompanhamento de veterinários. Para ser retirado, o animal foi sedado e colocado em um bote. Segundo Augusto Moscardini, veterinário da Polícia Militar, foi necessário avaliar várias questões antes do resgate:

  • Estado físico e temperamento do animal
  • Tempo que ele estava preso
  • Peso do cavalo

De acordo com o veterinário, Caramelo tem entre 450 e 500 quilos. A operação seria complexa mesmo em caso de um animal manso, que poderia ter alguma reação na hora da chegada da equipe.

Caramelo ficou ao menos 24 horas ilhado, e, segundo Moscardini, ainda corre riscos. Durante o transporte, veterinários seguiram aplicando a medicação para que ele permanecesse imóvel. O equino recebeu soro para repor o líquido que perdeu enquanto estava no telhado.

Veterinário mostra como está o cavalo

— Apesar de serem animais bastante rústicos e resistentes, os cavalos são bastantes sensíveis à mudança de rotina e até ao decúbito prolongado, o tempo que ele passa deitado. É um animal que tem uma série de complicações se passar muito tempo deitado — explica o veterinário.

Moscardini pontua que ficar muito tempo deitado pode causar complicações aos cavalos, desde baixa na pressão, até lesão no músculo, sistema nervoso periférico, ou até problemas gastrointestinais.

Veja vídeo do resgate do cavalo

Veja fotos de animais que foram resgatados no RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

redacao@aquirola.com.br