Como criar a tinta mais cara da loja e economizar R$300: ‘É de chorar de felicidade’

como-criar-a-tinta-mais-cara-da-loja-e-economizar-r$300:-‘e-de-chorar-de-felicidade’

Uma técnica caseira para criar tinta de parede chamou a atenção por sua economia e sustentabilidade. Em um vídeo, Gabe Martins ensina como criar a cor terracota, uma das mais caras das lojas de tintas.

Como fazer a tinta caseira

Primeiro, Martins coleta a terra e mistura com água para ativar os pigmentos. Depois, ela peneira a mistura a fim de refinar a textura da tinta. “Quanto mais peneirar, mais fina vai ficar a tinta”, explica Martins.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gabe Martins (@gabemarrtins)

O passo final envolve a adição de cola branca, que estabiliza a tinta e melhora sua aderência.

Martins expressa grande satisfação com o resultado: “É de chorar de felicidade, não só por economizar dinheiro, mas por saber que você está habitando um lugar natural”.

Imagem mostra uma pessoa adicionando cola em uma mistura de terra e água

Adicionar cola para fixação – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Internautas aprovaram

Nos comentários, Sena Geo levantou uma preocupação sobre a resistência à chuva. Lorrayne Morello, que estudou em uma escola pintada assim, respondeu: “Funciona sim. Dura anos. E não desbota”.

Natalia Xandelle reforçou a durabilidade da técnica. “A cola além de de dar liga se torna um poderoso fixador e impermeabilizante. Meus avós já fazem isso a mais de 60 anos na fazenda”, contou.

Imagem de uma bioconstrução com a tinta caseira terracota

Bioconstrução com tinta caseira – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além do benefício econômico, Cassiano destacou outras vantagens: “Por ser de terra, serve como isolante térmico, isolante hídrico (para umidade), não tem metais pesados e não descasca”.

Esta técnica não só oferece uma opção econômica, mas também realça a conexão com a natureza. “Olhar todo o dia para a parede de sua casa e lembrar que foi você quem fez? Não tem coisa melhor”, diz Martins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.