Com recorde de inscritos, Grupo ND conquista Prêmio Fritz Müller com usina fotovoltaica

com-recorde-de-inscritos,-grupo-nd-conquista-premio-fritz-muller-com-usina-fotovoltaica

O Grupo ND foi premiado na categoria de Conservação de Insumos de Produção de Energia por ser o primeiro conglomerado de comunicação do Brasil autossustentável em energia elétrica pelo 24º Prêmio Fritz Müller. A premiação foi realizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Ima (Instituto do Meio Ambiente), e reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no Estado.

Diretor regional de Florianópolis do Grupo ND, Roberto Bertolin (à esq.), recebe troféu entregue pelo prefeito Topázio Neto – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Com recorde de inscrições de 125 projetos ambientais, 12 foram premiados, com duas menções honrosas, além de uma personalidade homenageada. “É muito bom ver que as empresas estão aderindo ao prêmio e estão conscientes da importância de cuidar do meio ambiente e dos nossos recursos naturais”, destaca a presidente do Ima, Sheila Meirelles, frisando que o recorde de inscrições demonstra o interesse das empresas em buscar práticas cada vez mais sustentáveis.

“Santa Catarina é um Estado único no Brasil. Um Estado com grupo de empresários com consciência ambiental, com consciência de sustentabilidade e o prêmio vem para reconhecer essas boas práticas”, frisa o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).

Premiação

O evento foi realizado no salão principal do Lira Tênis Clube, no Centro de Florianópolis. A premiação contempla 12 categorias: Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; e Turismo Ecológico e Sustentável.

Usina solar do Grupo ND em Piratuba tem mais de 5 mil placas solares – Foto: Repdodução/NDTV

O Grupo ND foi premiado pelo complexo de cinco usinas solares, localizado no município de Piratuba, no Meio-Oeste do Estado. As 5,8 mil placas solares ocupam uma área de 40 mil m², o que seria aproximadamente cinco campos de futebol, podendo gerar o equivalente a 1,5 mil residências. Com isso, o ND produz 100% da eletricidade que consome e ainda beneficia aproximadamente 200 famílias da região próxima à usina.

“É uma grande satisfação o Grupo ND receber esse prêmio. Há muito anos, já se investe para neutralizar o carbono gerado e, mais recentemente, a direção e os acionistas entenderam que era importante avançar, inovar e investir para gerar energia limpa. Foi um investimento de R$ 14 milhões e, com isso, melhoramos nossas práticas do ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e também nos tornamos referência como grupo de comunicação”, relata o diretor regional do Grupo ND, Roberto Bertolin.

Já na Controle de Poluição, a Aurora Coop foi a premiada com o projeto de modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos, em um investimento de mais de R$ 40 milhões. O grande homenageado da noite foi o advogado Marcelo Buzaglo Dantas, com a distinção do Prêmio Raulino Reitz. Defensor da luta pela sustentabilidade, Dantas possui quase 30 anos de dedicação à causa do direito ambiental. “Não há honraria maior para quem atua nesta função no Estado”, diz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.