Com geradores de energia, casa de bombas volta a funcionar e água começa a baixar nas imediações da Azenha, em Porto Alegre

Em cerca de uma hora, o cenário na rua mudou e o alagamento nas ruas do entorno também diminuiu

Gabriela Plentz / Agencia RBS

A Estação de Bombeamento de Água Pluvial (EBAP) 14 foi religada nesta quinta-feira na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.Gabriela Plentz / Agencia RBS

A água que estava nas ruas do entorno da Azenha, em Porto Alegre, baixou na tarde desta quinta-feira (9). Com ajuda de geradores de energia, foi religada a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 14, localizada na Ipiranga, ao lado da Polícia Federal.

A operação permite que a água que está nas ruas seja bombeada novamente para o dilúvio. Em cerca de uma hora, o cenário da rua mudou completamente, diminuindo o alagamento também em ruas do entorno.

Porto Alegre tem 23 Ebaps, sendo que 19 delas foram desligadas em razão das inundações. Agora, seis estão em operação. Na quarta-feira (8), a casa de bombas 12, que fica no Parque Gigante, também foi religada.

O objetivo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), agora, é trabalhar para viabilizar o funcionamento das Ebaps 16, na Rótula das Cuias, 5, no Humaitá, e 6, no Anchieta.

Assim, conforme o Dmae, estão em operação as seguintes Ebaps:

  • 11 A – Coronel Claudino
  • 11 B – Icaraí I
  • 19 – Vila Planetário
  • 7 – Santa Maria Goretti e Vila Sesi
  • 12 – Parque Gigante
  • ⁠14 – Policia Federal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

redacao@aquirola.com.br