Com 27 vítimas fatais em outubro, Vale do Paraíba chega a 286 mortes no trânsito no ano; veja balanço


Apesar de alto, número ainda é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Dados do Infosiga foram divulgados nesta quarta-feira (22). Casal e criança morrem após carro ser prensado entre carretas em acidente na Dutra
Bombeiros/Divulgação
Dados divulgados pelo Infosiga nesta quarta-feira (22) mostram que o Vale do Paraíba se aproxima de 300 vítimas fatais no trânsito em 2023. De acordo com o levantamento, em dez meses, a região soma 286 óbitos contabilizados.
O número total de mortes no trânsito em 2023 ganhou um aumento após a divulgação dos dados de outubro. Segundo o Infosiga, somente no mês passado, 27 pessoas morreram em acidentes de trânsito na região.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Apesar de alto, o número registrado nos dez primeiros meses deste ano ainda é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Isso porque, de janeiro a outubro de 2022, foram 297 óbitos – 11 a mais do que os 286 deste ano, o que representou uma queda de 3,7%.
Maior cidade da região, São José dos Campos seguiu na contramão dos dados regionais. Enquanto o Vale do Paraíba teve queda no número de mortes, a cidade joseense apresentou alta de 13,6%.
O aumento se deu porque, de janeiro a outubro do ano passado, o município havia registrado 59 mortes no trânsito. Neste ano, no mesmo período, o número passou para 67 vítimas fatais.
Segunda maior cidade da região, Taubaté, por sua vez, apresentou queda nas estatísticas. De acordo com o Infosiga, o município teve 30 óbitos no trânsito neste ano. No ano passado, até outubro, haviam sido somadas 39 mortes.
Acidente de moto em São José dos Campos, SP
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Motociclistas
Principais vítimas fatais do trânsito na região, os motociclistas também viram a estatística de óbito cair em 2023. Segundo os dados levantados pelo Infoisga, a queda na região neste ano foi de 10,2%.
De janeiro a outubro do ano passado, 128 motociclistas morreram no trânsito da região. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para 115.
Taubaté foi uma das cidades que acompanhou a queda nessa estatística. Segundo o balanço, 18 motociclistas haviam morrido até outubro do ano passado na cidade, enquanto neste ano, o Infosiga apontou o óbito de 17 pessoas que estavam em uma moto na hora do acidente fatal – o que significou queda de 5,5%.
São José dos Campos, por sua vez, não teve variação entre 2022 e 2023 no que diz respeito ao número de mortes de motociclistas. Isso porque, tanto de janeiro a outubro do ano passado, quanto no mesmo período deste ano, 24 motociclistas perderam suas vidas nas vias e rodovias da cidade.
Casal e criança morrem em acidente na Via Dutra
Acidente recente
Na madrugada desta quarta-feira (22), um casal e uma criança morreram em um acidente na Rodovia Presidente Dutra, no trecho entre Taubaté e Pindamonhangaba.
A família estava em um carro, quando foram prensados entre duas carretas. O condutor do veículo era um homem de 31 anos, que foi identificado como Felipe dos Santos Junior. Ele estava com a esposa e a filha, de idade aproximada de 10 anos. Elas não foram identificadas.
Casal e criança morrem após carro ser prensado entre carretas em acidente na Dutra
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.