Chuvas no RS: esquadrão de elite da FAB realizou mais de 180 resgates

O Esquadrão Pantera, da elite da Força Aérea Brasileira (FAB), resgatou 187 pessoas e 3 pets na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, desde a noite de terça-feira (30).
O auxílio do esquadrão conta com 80 militares que tem se revezado dia e noite em três helicópteros Tomahawk. Mais de 150 militares estão envolvidos diretamente na operação. As missões são feitas em coordenação com a Defesa Civil do RS.
Pedidos urgentes são encaminhados para a base de operações e as equipes decolam para salvar as pessoas em locais de risco.
A área de operação é muito grande e envolve diversas cidades como Santa Maria, Candelária e Santa Cruz. E ainda há muita gente esperando por ajuda.
O mau tempo tem sido o maior desafio para a realização dos voos.
A maior parte dos resgates tem sido feita em áreas rurais e pequenas cidades. Regiões onde os moradores ficaram totalmente ilhados por inundações. As vítimas foram resgatadas em telhados, do alto de árvores, em cima de carros e em muros.
Uma das missões realizadas na quarta-feira (1º) envolveu o resgate simultâneo de duas mulheres grávidas, retiradas da cidade de Restinga Seca. Elas foram levadas para a base aérea de Santa Maria e o Samu as levou para uma maternidade. Uma delas entrou em trabalho de parto e uma menina nasceu horas depois. A família pediu ao hospital que agradecesse a equipe do helicóptero.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.