Ceasa de Porto Alegre é transferido para estacionamento em Gravataí e mantém abastecimento na região

Diante das inundações que atingiram a área original da Ceasa em Porto Alegre, a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) precisou improvisar. Desde a última quinta-feira (9), a Ceasa está funcionando em um estacionamento próximo à via expressa na cidade de Gravataí, evitando o desabastecimento de alimentos na região.

A mudança para Gravataí movimentou o bairro de Santa Fé, que se tornou um polo emergencial de distribuição de alimentos. Caminhões formaram filas para descarregar os produtos, e a equipe da Ceasa se adaptou à nova realidade com criatividade e boa vontade.

“O conselho que eu dou é a pessoa trazer um carrinho para o cliente pegar a mercadoria aqui dentro, porque estamos com muita dificuldade de sair, estamos só com um carro”, explica um colaborador da Ceasa.

No local, bancas improvisadas com caixas e banquinhos substituem a estrutura original da Ceasa. A produtora Jaqueline, que perdeu parte de sua produção nas enchentes, ainda assim conseguiu vender um terço da carga em apenas duas horas de feira.

Ceasa em novo endereço – Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil

Enquanto a Ceasa opera em Gravataí, o governo do Rio Grande do Sul estima que a restauração da infraestrutura pública atingida pelas chuvas custará ao menos R$ 19 bilhões. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas já causaram 107 mortes, 136 desaparecimentos e afetaram mais de 1,47 milhão de pessoas em 425 municípios do estado.

Com a informação Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.