‘Catraca solidária’: Alunos do Colégio La Salle de Xanxerê arrecadam doações ao RS

A quinta-feira (9) começou com um gosto de solidariedade e amor ao próximo no Colégio La Salle em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Ao passar pela catraca de acesso, os estudantes foram estimulados a deixarem uma doação aos afetados pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul (RS).

doações para o RS

Alunos do Colégio La Salle Xanxerê chegando com as doações na catraca solidária. – Foto: Colégio La Salle Xanxerê/Divulgação/ND

A ação, intitulada “Catraca Solidária”, arrecadou produtos de higiene pessoal, alimentos e roupas. Muitos alunos montaram kits completos, seguindo as quatro opções sugeridas pela escola para atender às necessidades emergenciais dos atingidos.

Entidades estudantis como a Pastoral Xanxerê, o Grêmio Estudantil e o Terceirão 2024, junto com a Associação de Pais e Professores do Colégio La Salle, uniram forças para apoiar a causa.

Ações de solidariedade

“Além disso, teremos outras ações nesta sexta-feira (10). Nossos alunos do Terceirão farão a venda de brigadeiros na escola e todo o recurso será destinado aos atingidos. Da mesma forma, nossa Pastoral fará a Feira do Agro [uma feira de produtos coloniais que ocorre semanalmente] e terá os valores revertidos para a causa”, explicou a diretora do Colégio La Salle Xanxerê, Juliana Aparecida Golfe.

Alunos do Colégio La Salle Xanxerê chegando com as doações na catraca solidária. – Foto: Colégio La Salle Xanxerê/Divulgação/ND

Outra forma de contribuição organizada pela escola é a destinação das inscrições dos estudantes para a Lassalíada 2024, uma olimpíada escolar que há 49 anos envolve estudantes das escolas lassalistas.

“Nossa Lassalíada ocorre de 22 a 29 de maio. Todo o recurso proveniente da inscrição dos estudantes será destinado aos atingidos pela enchente. Somos uma escola com educação humana e cristã, está no nosso DNA contribuir socialmente e incentivar nossa comunidade a contribuir com o bem coletivo”, comentou a diretora.

Agasalhos e cobertores para as vítimas no RS

Na Escola Agrícola La Salle, a mobilização também está intensa. Além das contribuições na Feira e com as inscrições da Lassalíada, os estudantes estão empenhados na arrecadação de agasalhos e cobertores.

Divididos em 11 equipes, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária participam de uma gincana escolar. A primeira prova foi a arrecadação desses itens, que serão destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Triagem de roupas e cobertores feitos na Escola Agrícola. – Foto: Colégio La Salle Xanxerê/Divulgação/ND

Eduardo Biazzi, presidente da Associação de Amigos e Estudantes das Técnicas Agrícolas, comentou: “Nossa campanha já estava em andamento, mas ficamos sensibilizados com a situação que ocorreu no Rio Grande do Sul, por isso nos mobilizamos ainda mais. Queremos que esses agasalhos cheguem o mais rápido possível aos que precisam.”

Triagem de roupas e cobertores feitos na Escola Agrícola. – Foto: Colégio La Salle Xanxerê/Divulgação/ND

A Escola Agrícola La Salle também está organizando o transporte do material para o Rio Grande do Sul, utilizando veículos próprios da instituição.

Na tarde da última quarta-feira (8), os próprios estudantes fizeram a triagem das doações já recebidas, contabilizando mais de 1,2 mil peças de roupas e calçados, além de 50 cobertores. A arrecadação continua.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.