Capital das árvores é também ponto de encontro para diversas espécies de aves


De acordo com o maior acervo fotográfico de aves do Brasil, em Campo Grande há registros de 345 espécies diferentes. Repleta de parques e árvores, atualmente Campo Grande também é reconhecida pela diversidade quando o assunto são pássaros. As características fisiográficas, o paisagismo e a infraestrutura verde da cidade, favorecem a biodiversidade de aves.
De acordo com as pesquisadoras Simone Mamede e Maristela Benites, a presença de unidades de conservação de proteção Integral, de numerosas áreas verdes e de fontes hídricas no município propiciam a ocorrência de alta riqueza de aves na área urbana.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2010, a arborização de vias públicas em Campo Grande chegavam a 96,3%. Alguns exemplos de pontos de aves no perímetro urbano e periurbano são:
Parque das Nações Indígenas
Horto Florestal
Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês
Parque Ecológico
CEA Anhanduí
Parque e CEA Imbirussu
Parque Ecológico do Sóter
Praça Itanhangá
Lagoa Itatiaia
Buritizal
Conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em Campo Grande já foram observadas espécies de gavião-pega-macaco, gavião-pato, uirapuru-laranja, peixe-frito-verdadeiro, soldadinho, chorozinho-bicudo, choca-do-planalto, surucuá-de-barriga-vermelha, pula-pula-de-sobrancelha, cisqueiro-do-rio, além das famosas arara-canindé, arara ararauna e a arara-vermelha.
No Parque Estadual do Prosa, por exemplo, localizado no final das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, a ampla área verde abriga mais de 150 espécies de aves. Já no Parque Estadual Matas do Segredo, que ocupa 177 hectares na região Norte de Campo Grande, abriga mais de 170 espécies de aves.
A importância da preservação de árvores na área urbana vai muito além da redução da poluição. Assim como demonstrado pelas pesquisadoras, as árvores da capital servem como alimento, moradia e também segurança para as aves.
Confira algumas das imagens registradas na capital:
Aves em Campo Grande
Geancarlo de Lima/Imasul
Pássaro, em Campo Grande
Geancarlo de Lima/Imasul
Ave em galho, na capital de MS
Geancarlo de Lima/Imasul
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.