‘Buracômetro’: aplicativo permite que população denuncie buracos em Itapema

‘buracometro’:-aplicativo-permite-que-populacao-denuncie-buracos-em-itapema

Uma iniciativa de sucesso em Manaus, capital do Amazonas, chega em Itapema, Litoral Norte de SC. É o “Buracômetro”, aplicativo para identificar e localizar buracos em vias da cidade. A ferramenta está disponível para sistema Android e iOS.

Através de aplicativo, população poderá denunciar buracos nas vias da cidade – Foto: Divulgação/ND

A iniciativa de trazer o aplicativo para a cidade de Itapema veio do vereador Adriano Pivotto (Podemos). Com o uso da interface, a população pode denunciar o mau estado das ruas. Esses dados devem gerar um relatório de forma periódica para que a prefeitura tome providências.

“Itapema é a primeira cidade a contar com o aplicativo que já foi testado em outros estados e teve ampla adesão da população por ser uma ferramenta simples para o usuário e que disponibiliza um mapeamento geral da situação das ruas para uso estratégico do poder público. Tenho certeza que essa ferramenta vai possibilitar que a prefeitura possa ter um planejamento macro e micro de pavimentação e reparos das vias urbanas”, explicou o vereador.

Para utilizar o aplicativo, é só baixá-lo na Apple Store ou Play Store, realizar o cadastro, e registrar o problema por meio de fotos, com o próprio celular. Através da ferramenta, é possível identificar qual bairro está em situação mais crítica.

Buracos podem ser reportados por moradores

“Estamos garantindo ao Itapemense o poder de exercer a cidadania, de fiscalizar e de saber de forma clara e transparente quais ruas têm mais problemas de infraestrutura. Nós vamos reunir todas essas informações e cobrar os órgãos responsáveis. A ideia é que todo mundo tenha o poder de fiscalizar na palma das mãos”, disse Adriano Pivotto.

O sistema foi criado pelo deputado federal do Amazonas, Amon Mandel, e cedido ao vereador de Itapema. “Estou sempre buscando conhecer projetos que deram certo pelo país para implantar em Itapema e tenho certeza que o Buracômetro vai ajudar muito a nossa cidade”, finalizou Pivotto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.