‘Biscoito de polvilho’ e com ‘pininho’: formato inusitado de ovos de galinha chama atenção de moradores em MG


Além dos formatos não convencionais, os ovos botados por uma galinha garnisé também não têm gema. Ovos em formatos diferentes foram botados por uma galinha em Morro do Ferro, distrito de Oliveira
Júlio César/Divulgação
Já imaginou ovos em formatos de biscoito de polvilho frito e com “pininhos”? Parece algo totalmente fora da realidade, mas a situação aconteceu de verdade e chamou a atenção de moradores no Centro-Oeste de Minas. O formato inusitado é raro, segundo um veterinário (veja mais abaixo).
Os ovos foram botados há dois meses pela galinha garnisé do servente de pedreiro Júlio César Carvalho, morador do distrito de Morro do Ferro, em Oliveira.
Mas só agora as imagens foram compartilhadas nas redes sociais pelo amigo dele, o ambientalista Ildeano Silva.
“Fiquei surpreso, foi a primeira vez que isso aconteceu. O ovo parece muito um biscoito de polvilho frito. No dia que achei, a galinha tinha botado só ele, mas depois a galinha também botou alguns outros com formato diferente, bem arredondado e com um pininho em cima”, afirmou Júlio.
Ildeano, que disse que fez questão de compartilhar a imagem justamente pela curiosidade.
“Gerou uma repercussão muito grande aqui em Mordo Ferro, principalmente nas redes sociais, onde algumas pessoas até duvidavam, acharam que era um balão branco, que o Júlio tinha enchido e colocado entre os ovos normais. Mas, na verdade, as pessoas próximas ao Júlio conferiram e viram que realmente é real. Essa galinha, de vez em quando, coloca um ovo deste jeito com deformidade. É algo muito inusitado. Compartilhei para os moradores daqui e agora também tem chamado a atenção do pessoal de fora”, relatou Ildeano.
Ovos em formatos de biscoito de polvilho frito e com pininhos
Júlio César/Divulgação
Ovo sem gema
Além de visivelmente serem diferentes, o servente de pedreiro observou que nenhum dos ovos botados pela galinha garnisé possui gema. Todos têm apenas a clara, inclusive o ovo em formato de biscoito.
“Só tinha a clara, igual aos outros que ela bota. Mas o sabor dele e dos outros com formatos diferentes era comum, igual aos outros”, acrescentou Júlio.
Além de surpreso com a situação, Júlio disse que também está feliz porque sabe que tem uma galinha especial em casa e agora ele sempre visita o galinheiro na expectativa de encontrar mais ovos inusitados.
Galinha garnisé bota ovos sem gema em Morro do Ferro
Júlio César/Divulgação
O que diz o veterinário?
Segundo o veterinário Dênio Garcia, especialista em aves, o formato do ovo é um fato considerado raro.
“Existem algumas justificativas para isso, no entanto, demandaria uma análise mais profunda. As hipóteses prováveis, são de que galinha que botou os ovos em formatos diferentes pode ter alguma patologia, pode estar estressada e também pode não estar se alimentando bem”, disse.
Sobre a falta da gema, o fenômeno ocorre porque a galinha não está ovulando, afirma Garcia.
📲 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Abóbora ‘gigante’ de 20 kg vira atração em cidade no interior de MG
IMAGENS FORTES: Mulher expõe agressão do ex-marido com fotos e relato em rede social
O OVO OU A GALINHA: ChatGPT e Bard sabem quem veio primeiro?
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.