Atenção! Prazo de inscrição do Encceja termina nesta sexta-feira

O prazo para se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) termina nesta sexta-feira (10). Os estudantes têm a oportunidade de garantir o diploma do ensino fundamental ou médio.

O Encceja é destinado a quem não concluiu os estudos em idade própria

O Encceja permite que jovens e adultos que não concluíram os estudos obtenham o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

A prova do Encceja está prevista para 25 de agosto em todos os Estados e no Distrito Federal. Os candidatos devem se inscrever pelo site oficial do exame através do login gov.br.

É importante ficar atento à cidade escolhida para realizar a prova e a instituição que emite o diploma, visto que será preciso se deslocar até lá para buscar o certificado.

Prova do Encceja será aplicada em 25 de agosto

O exame contém uma proposta de redação e quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada  – Foto: Reprodução/Secretaria da Educação do Acre

O Encceja é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos em idade própria. Candidatos devem ter ao menos 15 anos completos na data de realização da prova para a certificação do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Nesta sexta-feira também se encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. O resultado preliminar dos pedidos será divulgado em 17 de maio.

É necessário pagar para se inscrever no Encceja?

O Encceja não cobra taxa de inscrição, porém, quem se inscreveu em 2023 e faltou às provas deve pagar R$ 40 caso não tenha justificado a ausência.

Os estudantes têm até 15 de maio para realizar o pagamento.

Prazo para solicitar atendimento especializado termina nesta sexta-feira  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

O exame é composto por uma proposta de redação e quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada.

O Encceja é realizado pelo Inep e a emissão do certificado e declaração de proficiência cabe às secretarias estaduais de Educação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.