Associação mexicana comemora os 100 anos da chegada das raças zebuínas


Os 100 anos da chegada dos primeiros exemplares das raças zebuínas ao México foi comemorado na noite desta quarta-feira (30) “É um ato de justiça, principalmente, para as famílias das pessoas que foram responsáveis por fazer essa grande aventura de levar gado em navios, barcos ao México há mais de 100 anos”, explicou Juan Manuel Conde, da Asociación Mexicana de Criadores de Cebu.
Parte da expedição mexicana em visita a feira
Banco de imagens ABCZ
“A palavra legado é muito forte. Eu não sei se em 1923 essas nove pessoas que começaram uma aventura, poderiam ter imaginado a repercussão positiva para o mundo, especialmente para meu querido México”, comemorou Wilberth Jesus Erosadiaz da Asociación Mexicana de Criadores de Cebu.
A homenagem entregue pela entidade reconheceu o legado das famílias que levaram os primeiros exemplares ao país.
“Você lembrar que em 1923 os jovens uberabenses foram para o México levando gado e contribuindo para que naquele país o zebu proliferasse é tudo muito lindo”, relembrou uma das homenageadas, Meria Pinheiro Carvalho.
O evento ressaltou a relação entre o Brasil e o México que a cada dia fica mais firme.
“Nós participamos das feiras no México como brasileiros e os mexicanos continuam estando aqui juntos, podendo estar celebrando esse momento tão histórico e tão importante para a nossa pecuária”, afirmou a vice-presidente da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza.
A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, NEOGEN, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura Municipal de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.