Aos 102 anos, veterano que lutou na 2ª Guerra Mundial relembra memórias de combate nas trincheiras: ‘A guerra é a pior coisa que existe’


Ex-combatente relembra ‘Dia da Vitória’, com a rendição da Alemanha Nazista em 8 de maio de 1945. Jarbas Dias Ferreira, de São José, atuou na Segunda Guerra Mundial e presenciou o ‘Dia da Vitória’
Alice Aires/g1
Há exatos 79 anos, em 1945, o regime nazifascista de Adolf Hitler teve, oficialmente, a derrota decretada. Desde então, o dia 8 de maio é comemorado no Brasil e em outros países como o “Dia da Vitória”.
Dessas quase oito décadas para cá, restam as lembranças na memória de quem viveu a época, seja de perto ou de longe.
Em São José dos Campos, no interior de SP, um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) lembra bem de como era a situação vivenciada durante a Segunda Guerra Mundial.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O Tenente Jarbas Dias Ferreira, hoje com 102 anos de idade, atuava como Cabo e, segundo ele, as principais lembranças em um ano em que atuou em solo italiano, são do frio e condições de descanso.
“[Lembro de] passar a noite a 20 graus abaixo de zero. Não passei fome. Dormia um pouco, até na trincheira”, relembrou o oficial.
O Tenente Jarbas Dias Ferreira durante homenagem do Exército Brasileiro
Divulgação/Exército Brasileiro
Em um ano de atuação na guerra, Jarbas consegue lembrar as vezes que atuou em combate.
[Foi] 1 ano, sendo oito vezes em combate. Comandava uma metralhadora, com seis homens. Eram da minha responsabilidade”, disse.
Segundo o tenente, as pessoas em condições precárias durante a guerra também fazem parte de sua lembrança.
“Infelizmente a guerra é a pior coisa que existe. Não existe coisa pior do que uma guerra. A gente vê crianças, adultos, velhos, tudo passando necessidade, com fome, sofrendo na frente da gente e a gente pouco podia fazer. Mas tudo o que podíamos fazer, o Exército Brasileiro fez e era considerado o exército mais educado que tinha lá”.
O dia 8 de maio de 1945 também está marcado na memória do ex-combatente, que lembra de ter comemorado muito a possibilidade de rever a família em vida.
“Foi o dia mais feliz da nossa vida, porque a gente tinha certeza de que viríamos logo para a nossa casa”, finalizou.
O Tenente Jarbas Dias Ferreira, de 102 anos, e a esposa Nair
Alice Aires/g1
Dia da Vitória
Se no Brasil e em outros países o ‘Dia da Vitória’ é celebrado no dia 8 de maio, na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas, a data é celebrada um dia depois, em 9 de maio.
O dia 8 de maio de 1945 foi o dia em que a Alemanha Nazista, por meio de Karl Dönitz, que havia assumido o país com a morte de Adolf Hitler, assinou a rendição na Segunda Guerra Mundial.
Foram seis anos de guerra, sendo que o Brasil participou dos últimos dois, ao lado dos Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética, entre outros países.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.