Agenda cultural traz lenda do reggae e festival no Campeche

agenda-cultural-traz-lenda-do-reggae-e-festival-no-campeche

Nossa agenda cultural para o final de semana tem muitos destaques, como novo clipe do cantor ROHMA, muitos eventos gratuitos, como os festivais Culturaberta, Transforma e Lanterna Mágica e a homenagem ao poeta Cruz e Sousa.

Teremos também a nossa OSSCA celebrando três décadas com concerto no CIC e, claro, o show do lendário músico jamaicano Max Romeo, que aos 79 anos estará em Floripa neste domingo com a sua turnê de despedida.

Deixe rolar a programação abaixo e seja feliz!

AGENDA CULTURAL SEXTA-FEIRA (22/11)

Novo clipe do espetacular ROHMA

A agenda começa com o seu click no novo clipe do cantor e artista ROHMA, que chega às plataformas. “Eu só queria aprender a amar” é a quarta música do álbum “@rroboboy” lançado pelo artista ítalo-catarinense ainda em 2022 (ouça aqui).

O vídeo faz uma composição poética entre as figuras acrobáticas do atleta Henry Delmondes com o canto de ROHMA “preso” no aconchego de um útero futurístico do qual espera sair para conhecer o Amor. Forte e inspirador!

Festival Cultura Migrantes no Largo da Alfândega

Tem programação gratuita e das mais ricas no Largo da Alfândega. É a segunda edição do Festival Culturas Migrantes, com muita música, gastronomia e cultura a partir das 11h.

A mostra promove a integração entre migrantes e brasileiros em Florianópolis. São empreendedores, artesãos, músicos, artistas e cidadãos em geral das comunidades migrantes da Venezuela, Cuba, Chile, Argentina, Haiti, Colômbia, Guiné-Bissau, Síria.

O festival é realizado pelo Círculos de Hospitalidade e em parceria com a Agência da ONU para as Migrações. Vai até às 19h.

Agenda cultural: escritor Cláudio Dutra lança nesta sexta em Florianópolis seu livro de contos Alto Mar – Foto: livro alto mar

Escritor Claudio Dutra lança novo livro

Final de semana é para curtir e se divertir e isso envolve também a literatura. Oportunidade para conhecer o trabalho do escritor Claudio Dutra, que lança nesta sexta-feira seu novo livro de contos, “Altomar”.

A partir das 18h, na Livraria Livros & Livros, no Centro de Cultura e Evento da UFSC.

Rock na Lagoa

Mestre dos mestres da cena roqueira da Ilha, Alex Arroyo junta os parceiros Afluentes na Lagoa da Conceição. Rock de “prima”, a partir das 20h, no Rufus Bar.

Agenda cultural: músico, produtor e instrumentista Guinha Ramires comanda a Gafieira nesta sexta-feira no Campeche – Foto: Divulgação

Gafieira no Campeche

Instrumentista Guinha Ramires vai comandar a noitada de gafieira no Campeche com um timaço da Ilha – a cantora Juliana Moura, o baixista Rodrigo Lucio e o baterista Danny Mirdadaian.

A partir das 19h, no Adrenalinda Club.

Viva Cruz e Souza

Sexta-feira, 24 de novembro, data mais que especial para a cultura catarinense. É o aniversário de 162 anos do nascimento do poeta Cruz e Sousa. O Museu Histórico de Santa Catarina preparou uma programação de eventos gratuitos ao público (confira aqui).

Começa às 15h com a performance do ator João Batista Costa interpretando poemas do eterno simbolista catarinense. Depois entra em cena o Quarteto de Cordas Cruz e Sousa para apresentar um recital com obras de Villa-Lobos, Béla Bartók e Mozart.

Para quem ainda não sabe o Museu Histórico fica no Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Floripa.

Sarau Retintas 2

O Teatro da Ubro, no Centro de Floripa, recebe nesta sexta-feira o Sarau Poético Retintas 2.

Promovido pelo grupo de poetas e poetizas negros e negras da cidade, o evento é parte das celebrações do Mês da Consciência Negra e visa ressignificar o papel histórico e cultural da África na construção da civilização humana.

Será a partir das 19h e com entrada gratuita.

Agenda cultural: Banda Sódio, que se apresenta nesta sexta-feira, a Célula Showcase – Foto: Divulgação

Sódio, Dirty Grills e Eutha no tempero da Célula

Bora prestigiar o show da banda Sódio, ajuntamento de bambas do rock independente que promete fazer a noite ferver na Célula Showcase, no Bairro João Paulo. Noitada furiosa no João Paulo!

Eles estarão bem acompanhados com as bandas convidadas Dirty Grills e a histórica Eutha – do nosso mestre Marcelo Mancha. A partir das 22h.

Cinema no Ribeirão da Ilha

O Festival Lanterna Mágica de Cinema entra no seu segundo dia de programação nesta sexta-feira com mais uma seleção de filmes e apresentações artísticas de graça no Ribeirão da Ilha.

A partir das 19h serão exibidos filmes das mostras Especial Aliança Francesa e Pioneiras do Cinema.

Após as sessões teremos o show da a violinista Iva Ciracca (Camerata Florianópolis) e do músico Athur Boscado. É gratuito e basta aparecer na Praça da Igreja Nossa Senhora da Lapa.

O Festival Transforma exibirá mais de 100 filmes que abordam a temática LGBTQIAPN+ – Foto: Divulgação/ND

Transforma no Cinema do CIC

Também tem programação cinematográfica no Cinema do Centro Integrado de Cultura, com o Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina.

Vai até domingo com diversas mostras e mais de 100 filmes de Santa Catarina, do Brasil e de outros países, além de debates, oficinas e shows.

Programação totalmente gratuita e disponível no site do evento.

AGENDA CULTURAL SÁBADO (25/11)

Noite catarinense no Festival Lanterna Mágica

O cinema catarinense é o destaque da programação do Festival Lanterna Mágica de Cinema. A telona montada na Praça da Igreja Nossa Senhora da Lapa exibirá, a partir das 19h, o filme “Mares do Desterro”, da diretora Sandra Alves.

Mas não custa reforçar que a agenda do evento para o sábado começa cedo, a partir das 11h, com feiras gastronômicas e artesanais, além DJs e outras pedidas.

E para encerrar, após o filme, haverá o show da cantora Elen Cristina, acompanhada por Natte Malunga e Laura Gelpi.

Agenda cultural: Ossca retorna ao palco do CIC nesta sábado para o concerto de 30 anos de história – Foto: Divulgação

30 anos de OSSCA no CIC

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) comemora 30 anos neste sábado com o espetáculo “Havan apresenta: Bravo! SC 2023”.

O repertório será todo erudito, com consagradas composições internacionais, mas destacando também talentos locais, como o tema Fantasia n.2 para Piano, Coro e Orquestra, uma obra Sinfônico Coral contemporânea, escrita pelo compositor Ricardo Moritz em 2023.

A partir das 20h, no Teatro Ademir Rosa no Centro Integrado de Cultura.

Festival Woodspy tem Nós Naldeia e Beto Bruno em São José

Pensa no barulho: Nós Naldeia, Beto Bruno (Cachorro Grande), Jah Eh com Tributo a Charlie Brown Jr, Carabina e DJ Ruts. Tudo isso e muito no festival Woodspyk, neste sábado em São José.

Povo da música e do rock vai tomar então o Kefi Concept Hall, já a partir das 16h. Informações sobre ingressos e preços aqui.

Na rota da música autoral

Bandas Stella Folks, The Cosmic Surfer, além de Serginho Feijó e Manoela estão entre as atrações do projeto Rota Autoral, neste sábado, no Campeche.

Vai ser uma tomada sonora com o suprassumo da música de Floripa. A partir as 18h, na Layback Oka.

Cine Garagem apresenta “Antonieta”

Projeto Cine Garagem volta à Fundação Cultural Badesc, no Centro de Floripa, para mais uma jornada de filmes selecionados pelo cineasta Zeca Piares.

São produções com temática sobre a consciência negra e um dos destaques é o filme “Antonieta”, de Flávia Person. A partir das 19h e com entrada gratuita.

Jam de La Creme no Franz Cabaret

Tem um timaço a postos para fazer um grande barulho neste sábado no Franz Cabaret.

É mais uma edição da Jam de La Creme com um bem bolado cardápio sonoro de jazz e hip hop com Groove Hunters, Isadora porto e Quarteto, DJ Cintra e Clube do Hangar T6.

A partir das 16h, com entrada franca até às 21h.

Agenda cultural: Peça “O vendedor de sonhos, de Augusto Cury” estará em cartaz neste sábado no Teatro Pedro Ivo – Foto: Divulgação

O Vendedor de Sonhos no Pedro Ivo

Espetáculo “O vendedor de Sonhos, de Augusto Cury” estará em cartaz neste sábado no Teatro Pedro Ivo.

Peça adaptada do livro best seller do escritor Augusto Cury e que traz no elenco Mateus Carrieri, Milton Levy, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Bruno Sperança e Guilherme Carrasco. Baita elenco, hein? A partir das 20h30min.

Tributo ao Cult em São José

Nobre guitar hero Márcio Passegio, o “Galináceo”, reuniu a tropa da Sanctuary para o esperado retorno aos palcos da cidade com o clássico tributo à banda The Cult. Será neste sábado, a partir das 22h30, no Beco Bar, em São José.

DJ Tahira e a Tapioca sonora

Produtor e DJ Tahira acaba de chegar de Londres e vai aterrissar neste sábado no Rancho do Pescador para mais uma edição da incendiária festa Tapioca.

Ele e o DJ Kibo estarão na liturgia sonora dedicada às batidas afro-brasileiras e latinas. A partir das 22h.

Festival Culturaberta

Com mais de 10 grandes shows em 15 horas de programação artística, o festival Culturaberta é a aposta de ouro do blog para este final de semana.

O espaço Matura, no Campeche, já está preparado para receber as apresentações do compositor pernambucano Juba (filho de Alceu Valença), a cantora maranhense Ana Maria Carvalho, Jesus Lumma, as bandas Skrotes, Choro Xadrez, Tarrafa Elétrica e mais.

Neste sábado, a partir das 15h e segue até domingo, com entrada gratuita. Programe-se aqui.

AGENDA CULTURAL DOMINGO (26/11)

Sounds in da City no Largo da Alfândega

O projeto de música urbana Sounds in da City volta ao ponto onde já viveu edições memoráveis nos seus 13 anos de atuação.

O Largo da Alfândega vai ser tomado por muita música, gente bacana e DJs doutrinadores de pista.

Evento aberto ao público e, portanto, gratuito. Então chega cedo, a partir das 14h e ser feliz até a entrada da noite.

Lanterna mágica se despede!

Domingo é dia de se despedir do 4º Festival Lanterna Mágica de Cinema, depois de quatro dias de intensa programação, mais de 20 filmes exibidos e muitos shows e encontros no Ribeirão da Ilha.

O último dia promete ser marcante com a agenda começando logo pela manhã e segue pela tarde com show de DJs e da fanfarra Filhas e Filhes de Evar (17) e exibição do último filme da programação “Ninguém nunca vai te amar como eu te amo”, às 19h.

a foto traz o músico jamaicano Max Romeo, homem negro, de braços abertos. Ele é destaque da agenda cultural do final de semana em Florianópolis, quando fará show no domingo no John Bull Pub

Agenda cultural: músico, produtor e compositor jamaicano Max Romeo se apresenta neste domingo no John Bull Pub, em Florianópolis – Foto: Franck Blanquin/DivulgaçãoLenda do reggae Max Romeo pela última vez!

Lendário músico e produtor jamaicano Max Romeo, lenda do reggae mundial, estará em Florianópolis neste domingo para um show no John Bull Pub, na Lagoa da Conceição. A partir das 22h.

Sim, vai ser histórico até porque esta é a sua turnê de despedida dos palcos. Ele está com 79 anos, a maior parte dedicado à música, ao reggae e à causa do pacifismo.

É dele a obra mais icônica que versou sobre a crise política que mergulhou a Jamaica em um banho de sangue na década de 1970: “War Ina Babylon”. Disco que trouxe à tona a revolta e o desespero de quem vivia nos guetos de uma Jamaica dividida.

Você pode pensar mas tem “Rastaman Vibration”, do Bob Marley, e o “Legalize It”, do Peter Tosh. Mas nada foi tão certeiro e direto no coração do mundo como “War Ina Babylon”.

Então, se não for desta vez, não haverá outra oportunidade de ver o mítico Romeo ao vivo. Uh yeah! Uh yeah!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.