Aeroporto de São José recebe aviões de carga fabricados na época da União Soviética


Dois aviões Antonov AN-12 pousaram na cidade na terça-feira (21) para entregar cargas especiais para uma empresa. Na sexta-feira (24) chegará uma terceira aeronave. Aeroporto de São José recebe aviões de carga fabricados na época da União Soviética
Divulgação/SJK Airport
Considerados ícones da aviação mundial, dois aviões ucranianos pousaram em São José dos Campos (SP) na tarde desta terça-feira (21) para entrega de cargas de grande porte na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A chegada dos aviões Antonov AN-12, da fabricante Antonov, faz parte de uma operação comercial para uma indústria aeronáutica de São José.
Na sexta-feira (24), uma aeronave canadense também estará na cidade como parte da mesma operação – leia mais detalhes abaixo.
Com 33 metros de comprimento e 38 de envergadura, os aviões ucranianos são considerados militares e foram fabricados na década de 70, durante a União Soviética.
Aeroporto de São José recebe aviões de carga fabricados na época da União Soviética
André Luis Rosa/TV Vanguarda
O modelo – um turboélice de quatro motores, com capacidade de 20 toneladas – só é visto no Brasil quando contratado para operações pontuais, sob demanda de entrega de cargas grandes.
Aeroporto de São José recebe aviões de carga fabricados na época da União Soviética
Divulgação/SJK Airport
De acordo com a SJK Airport, concessionária responsável pelo aeroporto de São José, as duas aeronaves chegaram na cidade por volta das 16h e, cerca de duas horas depois, a carga já havia sido entrega à contratante.
Os Antonov AN12 saíram de Montreal, no Canadá, e, antes de pousar em São José dos Campos, fizeram escalas técnicas em Santo Domingo, na República Dominicana, e Belém, no Pará.
Aeroporto de São José recebe aviões de carga fabricados na época da União Soviética
André Luis Rosa/TV Vanguarda
Antonov AN12
Divulgação
Air Canada
Uma outra grande aeronave de carga é esperada em São José dos Campos na próxima sexta-feira (24), quando o aeroporto da cidade vai receber um Boeing 767, da Air Canada.
A operação está integrada à chegada dos dois aviões ucranianos, já que as três aeronaves vieram para a cidade do Vale do Paraíba trazer cargas especiais para a mesma empresa.
Boeing 767, da Air Canada
Divulgação
A previsão é que o Boeing 767 pouse às 1h35, durante a madrugada, e decole novamente para a viagem de volta às 15h35, com destino a Lima, no Peru.
Segundo a Prefeitura de São José, a companhia aérea canadense chegou a encerrar o transporte de carga com esse modelo, mas retomou as operações com o aquecimento do mercado.
A companhia aérea canadense havia encerrado o transporte de carga com esse tipo de aeronave, mas retomou recentemente as operações com o aquecimento global do mercado.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Aeroporto de São José dos Campos
O aeroporto internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos, foi concedido à iniciativa privada em novembro de 2022, para a SJK Airport. O período de concessão é de 30 anos e a previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.
Segundo a prefeitura, o aeroporto conta com voo regular de carga na rota Miami-São José (passando por outros países da América do Sul) desde maio desde ano. Novas operações devem ser realizadas nos próximos meses.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.