Às vésperas de uma possível reunião com Donald Trump, o presidente Lula criticou, na Indonésia, o protecionismo e voltou a defender o comércio com moedas próprias do Brics, sem o dólar.
O tema é um dos pontos de negociação com os EUA e, segundo o blog de Valdo Cruz, Trump quer que Lula abandone essa ideia. Os dois presidentes estariam dispostos a se encontrar na Malásia neste domingo (26).
📅 Se confirmado, será o primeiro encontro oficial entre Lula e Trump desde o início da crise provocada pelo tarifaço de 50% aplicado pelos EUA a produtos brasileiros.
🔎 Contexto: o Brics é um grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, entre outros. E Lula defende há anos a adoção de outra moeda entre esses países para reduzir a dependência do dólar.
🗣️ Rumos para 2026: em outro momento, Lula confirmou hoje que disputará um quarto mandato: “Estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos”. É a primeira vez que ele fala de forma tão assertiva sobre a candidatura.
