Com seis décadas de história, inovação constante e expansão internacional, a indústria gaúcha de alimentos naturais cresce 146% em cinco anos e reforça sua posição de liderança no setor
.jpeg)
Dovulgação
A DaColônia Alimentos Naturais, tradicional indústria fundada em 1962 em Santo Antônio da Patrulha (RS), será uma das homenageadas com o Prêmio Líderes & Vencedores 2025, promovido pela Federasul – Federação de Entidades Empresariais do RS e pela Assembleia Legislativa do Estado. A empresa foi premiada na categoria Sucesso Empresarial – Média e Grande Empresa, reconhecimento que reforça seu papel de liderança e inovação no mercado nacional e internacional. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 11 de novembro, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre.
O prêmio chega em um momento de expansão acelerada para a marca, que cresceu 146% em faturamento nos últimos cinco anos, passando de R$ 170 milhões em 2020 para R$ 418 milhões em 2024. A DaColônia também ampliou fortemente sua presença global, exportando para mais de 20 países e registrando alta de 120% nas exportações em 2024, com destaque para o mercado norte-americano. Em julho, passou a atender também a Argentina.
Para Willian Freitas, diretor-administrativo e integrante da terceira geração à frente do negócio, o reconhecimento simboliza o amadurecimento de uma gestão que alia tradição, profissionalismo e propósito.
“Receber essa premiação é uma honra e uma confirmação de que o caminho que escolhemos – o da inovação com responsabilidade e qualidade – é o certo. Temos orgulho de ser uma empresa gaúcha que cresce com base em valores familiares e compromisso com o consumidor”, afirma Willian.
No cenário nacional, a DaColônia é hoje líder absoluta na categoria de creme e pasta de amendoim, com 33,6% de market share volume, segundo dados do Painel Scanntech (1º SEM 2025), e vice-líder em paçocas, com 12,3%. A linha de paçocas representa 22% do faturamento no primeiro semestre de 2025, seguida pela pasta de amendoim AmendoPower, com 13%.
Para Wagner Freitas, diretor de marketing e também terceira geração da família, a conquista reforça a relevância da inovação como diferencial competitivo.
“Somos movidos pela busca constante de entregar produtos de qualidade, com saudabilidade e sabor. Esse prêmio nos motiva ainda mais a continuar investindo em tecnologia, sustentabilidade e expansão internacional, sem perder a essência que sempre caracterizou a DaColônia”, destaca Wagner. “Mais do que um troféu, é o reconhecimento de um legado construído com muito trabalho, resiliência e amor pelo que fazemos”, completa.
Por Dina Freitas – Estrutura De Comunicacao
